Acontece nesta terça-feira (11) o leilão para otimizar o contrato de concessão da Autopista Fluminense, trecho da rodovia BR-101 que liga a Ponte Rio-Niterói à divisa do estado com o Espírito Santo. O objetivo é modernizar o acordo de concessão para reunir investimentos e viabilizar obras no trecho.
O leilão acontece na bolsa de valores B3, em São Paulo. A previsão é de que a atual concessionária, Arteris, continue responsável por administrar a via. A empresa foi a única proponente para a sessão, que é realizada pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A otimização de contrato segue uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) no modelo para repactuar concessões.
Obras na BR-101 devem incluir faixas adicionais, duplicações e passarelas
Segundo o Governo Federal, a concessão da BR-101 tem prazo de 22 anos e prevê investimentos de R$ 10,18 bilhões. Entre as melhorias previstas estão duplicações, faixas adicionais, vias marginais, novos dispositivos de acesso e a construção de novas passarelas e pontos de ônibus ao longo do trecho. O trecho da BR-101 gerido pela Arteris tem 322,1 km e atravessa 13 municípios do Rio.

