A Prefeitura do Rio lançou o edital de licitação para a concessão do Complexo de Arenas. O edital inclui a Arena Carioca 1, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo Olímpico, onde funciona o novo Museu Rio Olímpico.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a concessão deve gerar R$ 520,9 milhões em 20 anos, entre arrecadação e desonerações para o município, sendo que a Prefeitura será desonerada em R$ 282,9 milhões.
Parte dos recursos será destinada a programas socioesportivos na Vila Olímpica.
Concessão deve garantir manutenção das arenas e operação do Museu Rio Olímpico
O parceiro privado que assumir a concessão será responsável pela manutenção do complexo, operação do museu e gestão da agenda de eventos. Em troca, terá direito à exploração comercial da área, mas deve garantir uso gratuito do Velódromo para atividades esportivas da Prefeitura.
O critério de escolha será o maior valor de outorga fixa, pago em duas parcelas: na assinatura do contrato e 12 meses depois.
As propostas devem ser entregues até 3 de fevereiro de 2026, das 10h às 12h, na sede da CCPar (Rua Sacadura Cabral, 133). A abertura das propostas e leilão acontecerá em 10 de fevereiro de 2026, às 14h, no mesmo local.

