O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ determinou a suspensão do início da Operação Verão, ação de segurança do governo estadual que começaria neste sábado (7), com o reforço de 1,2 mil policiais militares na orla. A prefeitura informa que não foi notificada da decisão.
DE acordo com a juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita, a suspensão se deu pela ausência de representantes da Prefeitura do Rio na reunião de planejamento da ação realizada no último dia 29 de agosto, o que viola o Termo de Autocomposição. O documento regulamentou a abordagem de crianças e adolescentes no âmbito da ‘Operação Verão’, a fim de adequá-la as regras de proteção estabelecidas no Estatuto da Criança e Adolescente.
Em nota, a Prefeitura do Rio informou que representantes das secretarias de Assistência Social e Ordem Pública participaram de reuniões de planejamento nos dias 2, 3 e 5 de setembro. Afirma ainda que não foi notificada da decisão judicial e que a Operação Verão está nas ruas neste sábado.
De acordo com a prefeitura, equipes do município estão atuando nos pontos de apoio solicitados pela Polícia Militar. São eles: Arpoador; Praça do “O”, Barra da Tijuca; Rua Lino Teixeira X Magalhães de Castro (sentido Z. Sul); Avenida Francisco Bicalho frente à Estação da Leopoldina (sentido Z. Sul); Avenda Presidente Vargas, em frente ao Campo de Santana, pista central (sentido Z. Sul); e Av. Ayrton Senna, altura da passarela do Gardênia (sentido Barra da Tijuca).”