O Ministério Público (MPRJ) obteve, nesta terça-feira (4), a condenação de André Luiz do Nascimento Soares por agredir uma médica durante um atendimento em um hospital de Irajá, na Zona Norte do Rio. A agressão impediu o socorro a uma paciente, que acabou morrendo após sofrer um infarto.
O caso ocorreu na madrugada de 16 de julho de 2023, no Hospital Municipal Francisco da Silva Telles. André Luiz foi condenado a 15 anos de reclusão e 4 anos de detenção pelos crimes de homicídio qualificado, lesão corporal, dano qualificado e desacato.
Homem invandiu a sala vermelha do hospital
De acordo com a denúncia, ele invadiu a sala vermelha da unidade, destinada ao atendimento de pacientes em estado grave, e agrediu a única médica de plantão. A confusão gerada pela agressão impediu que a equipe médica atendesse à paciente Arlene Marques da Silva, que sofreu um novo infarto e não resistiu.
A sentença foi proferida pela 2ª Promotoria de Justiça junto ao IV Tribunal do Júri da Capital. A perícia realizada pelo MPRJ apontou que a morte de Arlene foi diretamente causada pela interrupção do atendimento, provocada pela ação de André Luiz.
O réu, que procurava atendimento médico por um corte no dedo, também foi condenado por dano ao patrimônio público, pois destruiu cadeiras, vidros e equipamentos do hospital. Além disso, ele foi responsabilizado por lesão corporal após agredir a médica e por desacato, ao ameaçar policiais militares que o escoltaram após o crime.