No mesmo dia em que o rapper Oruam voltou a ser alvo de ordem de prisão, o tio dele, ex-vereador Cristiano Santos Hermógenes, foi afastado pelo PSDB do cargo de presidente do diretório local do partido em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Irmão do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, o empresário estava no comando da sigla na região desde o dia 26 de janeiro.
Cristiano assumiu a presidência após ser indicado por um membro do PSDB no município. O mandato iria até dezembro. Em nota à imprensa, o deputado federal Luciano Vieira (PSDB), presidente estadual da sigla, disse que suspendeu a participação de Cristiano e do membro que o indicou nas atividades do partido em Belford Roxo.
Antes do PSDB, Cristiano tentou concorrer à Prefeitura de Belford Roxo
Apesar da reviravolta recente, Cristiano já faz parte da cena política em Belford Roxo há algum tempo. Ele já participou de cinco eleições e, em 2016, foi eleito vereador do município pelo antigo PTB. Nas eleições municipais seguintes, o irmão de Marcinho VP mudou de sigla, foi para o PL e tentou concorrer à prefeitura.
Ele recebeu cerca de 12% dos votos e, além de perder nas urnas para Waguinho (MDB), teve sua candidatura na mira da Justiça Eleitoral.
Em 2022, Cristiano foi candidato a deputado estadual, novamente pelo PL, mas não conseguiu a vaga. Em meados dos anos 2000, o empresário chegou a ser preso por acusações de envolvimento com o tráfico no Complexo do Alemão.
Com informações do “Metrópoles”.

