O Instituto Profissionalizante Mangueira inicia um novo ciclo de transformação social com a execução do projeto IP. Mangueira – Espaço Artístico e Cultural, uma iniciativa que une educação profissional e cultura como ferramentas de inclusão e geração de oportunidades. A inscrição deverá ser presencial. A iniciativa conta com patrocínio da Transpetro e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
O programa oferece cursos gratuitos nas áreas de dança, música e costura sustentável, com intuito de atender cerca de 120 alunos, entre adolescentes, jovens, adultos e idosos moradores de comunidades vulneráveis. Em dança, cursos de dança de salão, balé, street dance e capoeira. Em música, caixa/surdo, pandeiro/tamborim e xequerê. O curso de costura sustentável é voltado para adultos e idosos: formação empreendedora com foco em moda sustentável e economia criativa.
A proposta é voltada a grupos historicamente excluídos do mercado de trabalho formal, como mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, além de moradores de favelas e periferias, promovendo acesso à cultura, geração de renda e valorização das identidades culturais. O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e fortalece políticas públicas culturais inclusivas, com o apoio fundamental do Ministério da Cultura e da Transpetro.
O instituto fica na Rua Ana Neri, em frente ao 600, área 3 Vila Olímpica da Mangueira. Para o processo de seleção, deve ser feita inscrição presencial, até esta sexta-feira (1º), das 9h às 15h. Os cursos gratuitos têm 120 vagas. Documentos necessários: carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade. Menores de 18 anos: identidade e CPF do responsável.