O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou, na edição desta quinta-feira (06) do Diário Oficial, um aviso de licitação para drenagem e pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Vale das Pedrinhas, em Guapimirim, na Baixada Fluminense. Se o leitor nunca imaginou ver um órgão ambiental cuidando de asfalto, que espere para ver o valor estimado da obra: R$ 43,6 milhões.
Na justificativa, o Inea detalha a localização do município e lembra que ele tem como ponto turístico o pico conhecido como Dedo de Deus. Que a cidade tem uma área de aproximadamente 358.352 quilômetros quadrados, e cerca de 61.388 habitantes. E que encontra-se num vale, aos pés da Serra dos Órgãos.
Ahh, sim… Também diz que 70% do território de Guapimirim está em área de proteção ambiental.
Nos argumentos apresentados para justificar uma obra de pavimentação, Inea fala em economia, saúde e segurança
Ainda na justificativa, o Inea diz que a ideia é oferecer serviços de infraestrutura e melhorias nas condições de habitabilidade do município, em qualidade de vida, acessibilidade e segurança.
Garantir melhores condições de trafegabilidade, ordenamento territorial, ampliação do saneamento básico e mobilidade urbana, expansão social, cultural e econômica do território, além de “possibilitar atrações e visibilidade à região”. O asfaltamento das vias, informa o Instituto do Ambiente, beneficiará diretamente dez mil habitantes, além dos moradores dos bairros adjacentes.
Depois de listar dados sobre o modal rodoviário no Brasil, o acesso ao Arco Metropolitano, etc, o Inea diz que, ao ter as ruas equipadas com sistema de drenagem e pavimentadas, a região poderá “crescer economicamente, além de proporcionar saúde e segurança para os habitantes, devido à diminuição de alagamentos e enchentes”.
COM FÁBIO MARTINS



Nossa, que iniciativa bacana! Sou moradora nova na cidade de Guapimirim (jardim modelo) e não vejo a hora de fazerem algo por nós aqui também .Falta saneamento e asfaltamento, ou seja, falta o básico.Que venham as melhorias para que possamos ter mais dignidade.
Sou morador da rua João da Cunha Fidie e aqui não tem asfalto, tem vala negra com esgoto a céu aberto e mato alto. Espero que agora haja alguma mudança desse panorama.
Vale das pedrinhas Guapimirim se encontra um caos, ruas cheia de mato , quando chove pior ainda.anoite tudo apagado.
Será??
Acredito que isso seja mais uma das falcatruas
Sou morador do Vale oque poderiam fazer e uma tarifa mais em conta para o povo morador do Vale em relação ao pedagio uma família que ganha dois salários não tem condições de trabalhar em Niterói São Gonçalo por conta deste pedagio caríssimo outra coisa é abastecimento de água só jesus mas o lugar é ótimo
Ótima iniciativa
Gostaria de saber se essa licitação também atenderá o bairro Parque Nossa Senhora da Ajuda conhecida como “Cordovil” o ponto final do Vale das Pedrinhas. O bairro tem uma infinidade de precariedades e é totalmente esquecido pelos governantes, principalmente pelo governo atual. Ruas esburacadas, não tem saneamento, transporte público escasso são só alguns dos muitos problemas da população que lá reside.