O Corpo de Bombeiros resgatou 21 pessoas no incêndio que atingiu a Maximus Confecções, uma fábrica de fantasias de carnaval localizada na Rua Roberto Silva, nº 129, no bairro de Ramos, Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (12). Todos foram hospitalizados e, até a última atualização, 12 estão em estado grave. O local não possuía autorização para funcionar como fábrica.
Cerca de 90 militares, de 13 quartéis do Corpo de Bombeiros, foram acionados por volta das 7h39 para combater o incêndio e realizar o resgate das pessoas que estavam presas no prédio. Imagens divulgadas mostram o momento em que quatro homens foram retirados pela janela do edifício, cercados por uma grande quantidade de fumaça.
Vítimas em estado grave
Das 21 vítimas resgatadas no incêndio, nove foram encaminhadas em estado grave para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Outras quatro vítimas, sendo duas em estado grave, estão no Hospital Municipal Souza Aguiar. Também há uma vítima em estado grave no Hospital Federal do Andaraí, duas no CER da Ilha, três no Hospital Federal de Bonsucesso e duas no Hospital Municipal Salgado Filho.
Prédio não podia funcionar como fábrica
O Governo do Estado do Rio informou também que o edifício não possuía autorização para funcionar como fábrica. Funcionários relataram que, devido à alta demanda, o local operava 24 horas por dia, com diferentes turnos e funcionários dormindo dentro da fábrica para cumprir as escalas.
“Estamos fazendo a varredura no local, mas, a princípio, todos os funcionários foram resgatados. A edificação não possuía aprovação do Corpo de Bombeiros para funcionar e não tinha as condições de segurança necessárias. O incêndio atingiu cerca de 500 metros quadrados e está controlado. Não há mais focos”, disse o coronel Sarmento.
A Polícia Militar mantém a área isolada para garantir a segurança da população, enquanto a Polícia Civil realiza a perícia e investiga as causas do incêndio. A ocorrência foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso).
Impacto no carnaval carioca
A Maximus Confecções é uma das principais fornecedoras de fantasias para as escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães. A empresa é responsável por 60% dos materiais utilizados no carnaval carioca.
Em nota oficial, a Liga RJ, responsável pela organização dos desfiles da Série Ouro, expressou seu pesar pelo ocorrido.
“A Liga RJ recebe com profunda preocupação a notícia do incêndio na Fábrica Maximus, um espaço essencial para o Carnaval carioca. Nossa maior preocupação neste momento é com a segurança e o bem-estar de todas as pessoas que estavam no local, e esperamos que todos estejam fora de perigo e recebendo o devido suporte”, afirma parte da nota.
A organização também ressaltou que a Maximus tem um papel fundamental no fornecimento de materiais para as escolas de samba, o que impactará diretamente o planejamento do carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida.
“Diante deste cenário, a Liga RJ convocará, com urgência, seus Presidentes para uma Assembleia Geral Extraordinária, a fim de avaliar a situação e definir os próximos passos, assegurando que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada. Nosso compromisso é encontrar soluções que permitam a continuidade dos trabalhos e a realização de um Carnaval grandioso, como o povo carioca merece”, conclui.
Escolas perderam todas as fantasias
O Império Serrano também se pronunciou e, por meio de uma nota, esclareceu que toda a produção das fantasias para o carnaval de 2025 estava na fábrica afetada.
“O Império Serrano lamenta profundamente o incêndio ocorrido nas instalações da Maximus Confecções, em Ramos. Informamos que toda a produção das fantasias para o carnaval 2025 da nossa escola estava na fábrica. Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos. Assim que tivermos mais informações sobre os danos causados, comunicaremos”, afirmou a nota.
O Unidos da Ponte também publicou uma nota oficial informando que a escola perdeu todas as suas produções para o carnaval deste ano, que também estavam no galpão.
“O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte lamenta profundamente o incêndio que ocorre neste momento na Maximus Confecções, localizada no bairro de Ramos. Toda a produção de nossas fantasias para o Carnaval 2025 está nesta fábrica. É de extrema importância garantir a segurança de todos que estavam presentes no local”, informou.
A Unidos de Bangu também foi afetada. Em nota, a escola lamentou o incêndio e informou que ainda não tem informações sobre o estado das produções que estavam na fábrica.
“A Unidos de Bangu lamenta profundamente o incêndio que ocorreu nas dependências da Maximus Confecções, nesta manhã, em Ramos. Informamos que a produção das fantasias do carnaval 2025 da Unidos de Bangu se encontra na fábrica, mas ainda não temos informações sobre o estado em que estão. Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente. Quando tivermos mais informações sobre os danos ocorridos, informaremos”, finalizou.