Com 444 votos, Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, neste sábado (1º), o presidente da Câmara dos Deputados para o próximo biênio. Altineu Côrtes, do PL do Rio, foi escolhido, com 440 votos, o primeiro vice-presidente.
Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Em 2015, foi presidente da CPI que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios.
Novo vice-presidente, Altineu trocará de lugar com o também fluminense Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que deixa a mesa diretora e passará para a liderança do PL na Câmara. Bacharel em Direito, Altineu é deputado federal desde 2015. Além disso, é presidente estadual do PL no Rio de Janeiro.
Anteriormente, entre 2003 e 2015, exerceu a função de deputado estadual, na Assembleia Legislativa (Alerj). Entre 2004 e 2005 foi secretário estadual da Infância e da Juventude. É natural de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e tem 56 anos de idade.
Atualmente um dos principais caciques do PL, Altineu já passou por outros partidos, como o MDB e o PT, pelo qual se candidatou a prefeito de São Gonçalo, em 2008. Hoje, nega afinidade ideológica com a legenda e afirma que sua filiação se deu unicamente para viabilizar aquela candidatura.
Rio ganha, Rio perde
Se um deputado do Rio terá posição de destaque na mesa diretora no próximo biênio, outro parlamentar fluminense acabou sendo um dos derrotados na votação. O PSOL lançou o Pastor Henrique Vieira como candidato a presidente da Câmara, mas ele não teve sucesso na empreitada.