O Governado do Estado decretou epidemia de dengue em todo território fluminense. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro, nesta quarta-feira (21), em coletiva realizada para apresentar a estratégia estadual de combate à doença.
Os números apresentados indicam que são mais de 49.405 casos em todo o estado. O número está 20 vezes acima do esperado e os dados de 2024 representam 96% de todos os casos registrados no ano passado. Quatro pessoas já morreram por causa da virose provocada pelo Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, Zika e chikungunya.
Para cuidar dos doentes, o governador anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência Dengue, que fica na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Rio Comprido, na Zona Norte.
Além disso, vai ampliar as salas de hidratação em 22 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) municipais e estaduais, com reforço diário de médicos e enfermeiros. O número pode chegar a 80 salas de hidratação. Doze municípios já solicitaram a ampliação.
“Nunca trabalhamos com tamanha projeção (de dengue). Por isso, instalamos o COEs e as equipes de vigilância e assistência vão agir contra a dengue. Sabemos que temos um aumento (de casos). Todos os municípios estão em contato e se eles pediriam assistência, vamos no local para enfrentar esse momento difícil nas próximas 6 a 10 semanas”, afirmou a secretária de Saúde, Cláudia Mello.
.