O Governo do Estado do Rio vai realizar um concurso público com 287 vagas para a área da saúde, com salários que variam entre R$ 2,6 mil e R$ 11,3 mil, conforme o nível de escolaridade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) pelo governador Cláudio Castro (PL).
As vagas são destinadas à Secretaria de Estado de Saúde (Ses-RJ), com 226 oportunidades, e ao Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio (Iaserj), com 61, abrangendo cargos de níveis médio, superior e especialistas. A previsão é que o edital seja lançado em dezembro deste ano.
“A realização do concurso para a saúde vai suprir carências de áreas estratégicas. A recomposição do quadro de servidores era um compromisso da minha gestão que estou cumprindo, dentro de uma visão de valorização da categoria. Isso se reflete em melhoria do atendimento à população”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Do total de vagas na Ses-RJ, quatro serão para o cargo de especialista, 182 para cargos de nível superior e 40 para funções de nível médio. Entre os cargos de nível superior estão: assistente social (10 vagas), enfermeiro (40), farmacêutico (30), médico (40), psicólogo (15), entre outros. Já para nível médio, serão abertas 40 vagas para assistente administrativo de saúde.
Já para o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio (Iaserj), serão abertas 61 vagas: 23 para cargos de nível médio e 38 para nível superior.
As remunerações previstas são compostas por vencimento-base, gratificação de desempenho de atividade (GDA), adicional de qualificação (AQ) e adicional de insalubridade.
A iniciativa faz parte do cumprimento do Plano Estadual de Saúde 2024–2027, que prevê a recomposição do quadro de servidores estatutários da Saúde. O levantamento das necessidades foi realizado por um Grupo de Trabalho (GT), instituído pela Resolução SES nº 3.344, de 8 de julho de 2024. O GT contou com representantes da Secretaria de Estado de Saúde, da Fundação Saúde e do Iaserj.
Os estudos apontaram que há um longo período sem concursos públicos para provimento efetivo de cargos na Ses-RJ. O último certame para carreiras da área da Saúde foi realizado em 2001, e o último para a carreira de especialista em gestão de saúde, em 2011.

