A Justiça Eleitoral mandou, nesta quarta-feira (17), o candidato a prefeito de Queimados e deputado federal Max Lemos (PDT-RJ) remover de suas redes sociais um vídeo no qual o também deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) afirma que adversários “juntaram dinheiro para a eleição”. O juiz Paulo Henrique Caetano Ramos, da 138ª Zona Eleitoral, atendeu a pedido feito pelo prefeito e candidato à reeleição Glauco Kaizer (União).
A defesa de Kaizer ajuizou a representação contra Max e Otoni. Segundo os advogados do prefeito, Otoni fez insinuações quando disse “Cadê o dinheiro? O dinheiro eles juntaram para este momento de eleição. Pensando que vai comprar o eleitorado de Queimados”.
Em sua decisão, o magistrado afirmou que a fala possui “trecho evidentemente grave para reputação” de Glauco Kaizer. Além disso, destacou que a acusação é “grave e não pode ser difundida sem provas do que se revela, sob pena, inclusive, de se enquadrar como crime de calúnia eleitoral”.
Assim, Caetano Ramos determinou a retirada do vídeo do ar, em caráter liminar, no prazo de até 24 horas. Ainda arbitrou multa diária de R$ 30 mil a Max Lemos em caso de descumprimento e citou tanto o pedetista quanto Otoni de Paula para que apresentem suas defesas. Até o começo da tarde desta quarta, o vídeo permanecia no ar.