Três postos de combustíveis foram interditados, nas últimas quarta (26) e quinta-feira (27), durante ações realizadas no Rio e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No balanço da ação, foram fiscalizados oito estabelecimentos em diferentes regiões do Rio, sendo quatro na Zona Norte, três na Zona Oeste e um em Caxias,
Além das interdições, diversos bicos de abastecimento foram lacrados e produtos irregulares foram apreendidos. A ação foi conduzida pela Secretaria estadual de Defesa do Consumidor e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), com apoio do Procon-RJ, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Polícia Civil e concessionárias.
As fiscalizações identificaram problemas como bomba baixa — fraude que consiste em entregar menos combustível do que o indicado no visor —, gasolina adulterada, mercadorias sem procedência e infrações relacionadas à segurança dos estabelecimentos.
Na Zona Norte, um posto no Cachambi foi interditado e o gerente encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. Os agentes encontraram bomba baixa em quatro bicos, 588 pacotes de cigarro sem procedência, ausência do livro de reclamações do Procon, falta de extintores de incêndio, mercadorias sem precificação, licença ambiental vencida e ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.
Já na Penha, dois postos foram fiscalizados. Em um deles, todos os bicos de GNV foram interditados para manutenção dos dispositivos. No outro, um produto alimentício vencido foi encontrado na loja de conveniência.
Em Madureira, os agentes identificaram bomba baixa no bico de etanol e ausência do livro de reclamações do Procon. Em Bonsucesso, um posto teve o tanque e os bicos de abastecimento lacrados por irregularidades na qualidade do combustível, com teor de etanol anidro fora das especificações da ANP
Postos com diversas irregularidades
Postos da Zona Oeste e do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também foram fiscalizados. No bairro Gardênia Azul, fios desencapados dentro das bombas de combustível levaram à interdição do equipamento por risco de segurança.
Durante as operações, outras infrações constatadas incluíram bombas com volume abaixo do indicado, produtos vencidos, falta de alvará para serviço de lava a jato, ausência de aviso sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores, publicidade irregular em expositores de cigarros, mercadorias sem preço visível e ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, enfatizou o compromisso em combater irregularidades.
“Temos recebido muitas denúncias de abusos e estamos agindo com rigor. É inadmissível que o consumidor seja enganado ao abastecer o carro ou comprar um produto. Não vamos permitir práticas abusivas e desonestas. Nossa equipe está empenhada em garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, ressaltou o secretário.
Só faltou identificar os Postos de Combustível publicamente, pois os Consumidores devem tomar Conhecimento para não serem novamente enganados.
Deve haver uma penalidade rigorosa, pois o prejuízo do consumidor é grande, da uma despesa de no mínimo R$1000,00 reais para trocar reparos no bomba de combustivel, previsão identificar esses postos e fechar o estabelecimento.
Concordo plenamente com você!
Se estragar algum veículo fica por assim mesmo, ninguém vai pagar prejuízo do veículo, tem que ser identificado. Onde moro tem um posto muito suspeito, pq peço o preço da gasolina de 1 litro e só vem me os de 1 litro. Esse tal de Shell do Magarça.
Pensei nisso também.
Verdade Ronaldo! Do que adianta noticiar sem identificar os postos. Continuamos na mesma. Ou então não abasteceremos nos bairros citados.
Tem que colocar o endereço de todos.
Ronaldo meu rei.
Essa sacanagem não termina nunca !!! A maior parte dos postos de combustível está nas mãos do crime organizado! Fecha um aqui, abre outro ali ! E o detalhe é que sempre rolou a vai continuar rolando a p*rra da propina, fazendo estes senhores fingir que nada acontece !!!
OS ENDEREÇOS?
NÃO ADIANTA NADA.
NÃO VALEU DE NADA AS INFORMAÇÕES.
Em Cascadura todos os postos estão batizados . No final da Rua Padre Manoel da Nóbrega . O posto é batizado
Deveria mencionar os nomes dos postos , tanto para o bom quanto para o ruim. Pois assim pensariam 2x antes de enganar aos consumidores.
QUERIA SABER PORQUE PASSAM TANTO PANO PRA ESSES MARGINAIS, POIS DEVERIAM NÃO SÓ TER OS POSTOS FECHADOS, COMO OS RESPONSÁVEIS PRESOS!!!
Pessoal parem de acreditar nessas histórias de gato caça o rato eles são sempre os mesmos já até se conhecem já conhecemos tom e Jerry que no final são amigos kkkkk e igual advogado trabalhista vc pensa que vai chegar brabao e na hora teu advogado vai lá no ou advogado apertar a mão e tapinha nas costa eles estão todos os dias nas varas já são amigos são sempre os mesmos se liga aí pessoal….. Quando o posto é interditado e multado cadê o dinheiro da multa deveriam distribuir para todos os motoristas que passam por ali dirigindo por sabe que todos eles estão cansados de abastecer ali e ser enganado aí seria certo
Tem que fazer a matéria e identificar a localização dos postos com irregularidades. Do que adianta informar as irregularidades e não colocar o endereço dos postos de gasolina! Os consumidores precisam sabem onde os picaretas funcionam….
Vdd,faltou informar o nome do posto dos locais ,só assim o consumidor não abasteça mais ali ,está cheio de picaretas dando volta nas pessoas, em Jacarepaguá tá cheio desses postos.
Faltou informações dos postos atuados.
Quais são os Postos de Combustível?
Por favor poderiam dar uma fiscalizada aqui em Campo Grande, estrada do campinho e adjacências, nos postos de abastecimentos, pois o meu carro vive dando problemas nos bicos injetores, vira e mexe tenho que levar no mecânico.
Fechar esses postos e cana para o proprietário.
Verdade Ronaldo! Do que adianta noticiar sem identificar os postos. Continuamos na mesma. Ou então não abasteceremos nos bairros citados.
Tem que vistoriar todos os postos de gasolina r gnv,aqui em IRAJÁ, VICENTE DE CARVALHO, ENGENHO DA RAINHA ,INHAÚMA E PILARES ,ABOLIÇÃO.
A MAIORIA TEM ALGUM COISA PARA PREJUDICAR O USUÁRIOS, GASOLINAS ⛽️ E ALCOOL E GNV MUITO BARATO.
DEPOIS OS MECÂNICOS, BATEM PALMAS
UM ABSURDO.
E o endereço desses postos. ????
Essa fiscalização tem que ser feito em postos em Santa Cruz zona oeste do RJ em um posto localizado na Rua do Império é em outro em Areia Branca sentido a sepetiba esses postos os caminhões que abastecem esses em Santa Cruz nem longo tipo tem são os elefantes Brancos
Tem que identificar os postos de combustíveis
Faltou nome e endereço dos faltosos, marginais.
Tem um posto da marca Shell na av. Brasil na altura de olaria sentido centro vizinho da azurra que toda vez que se abastece GNV sempre dá a mais do que o cilindro permite, com certeza tem alguma coisa errada, espero que as autoridades tomem uma providência
Olá e preciso mencionar o nome e endereço do posto
Reportagem boa, porém boa foram identificado na reportagem os endereços dos postos, para que não sejamos mais enganados, registrar somente os bairros fica difícil para nós consumidores!
Na minha opinião gerente e dono do posto
Devem serem presos em flagrante.Punidos com vários anos de prisão e o posto interditad
o definitivamente e o dono nunca mais poder ter alvará para funcionar.Vcs.da fiscalização não citaram o enderêço dos postos.(Rua e número).
Cadeia para esses vagabundos malditos.E quando morrerem sejam aguardados pelo capiroto.
Concordo é sempre assim. Noticiam mas é assim endereço dis postos nada Estranho não?
Tem que fazer fiscalização nos postos do vilar dos teles em São João de meriti
Porque não identifica os postos com o endereço e bairros ?
Tem que vir para a zona oeste
Aqui na estrada Santa Eugênia (Paciência) tem um Shell que vc vai abastecer um GNV de 10m³ com 1 bolinha verde ainda e simplesmente entra 10.15m³
Que pressão é essa?
Se foi projetado pra 10 eu acho que não cabe mais de 10, ainda mais tendo uma certa quantidade dentro dele .
Tem que falar o nome dos postos , endereço, cep e tudo que tem o direito do consumidor.
Enquanto não sabemos , todos são suspeitos, cambadas de ladrões , ratos de esgoto circulando nas cidades do Rio de janeiro e adj
Vocês deveriam vistoriar os postos da freguesia, Anil, tanque, praça seca e taquara
Ficou a metade da informação. Qual o problema para completar?
1° Onde e quais são os postos com problemas, a não divulgação mostra a parcialidade e má fé desta fiscalização. Nós como consumidores temos que ser o informado é obrigação.
Na minha opinião MUTRETA.
2° Fiscalização deveria ser diária em vários postos simultaneamente igual a Lei Seca, não ter é absurdo
MUTRETA
3° Deveria ter ampla divulgação de número para denuncia e a fiscalização ser feita o mais rápido possível após a denuncia, sem avisar ao posto que vai uma equipe.
MUTRETA
4° O dono do posto que deveria ser preso o gerente só cumpre ordens ou fica sem levar comida para casa pois é demitido
MUTRETA
Na minha opinião gerente e dono do posto
Devem serem presos em flagrante.Punidos com vários anos de prisão e o posto interditad
o definitivamente e o dono nunca mais poder ter alvará para funcionar.Vcs.da fiscalização não citaram o enderêço dos postos.(Rua e número).
Cadeia para esses vagabundos malditos.E quando morrerem sejam aguardados pelo capiroto.
Porque proteger os fraudadores não divulgando seus nomes e localização? Qual o interesse nesta proteção???
Boa tarde
Autoridades.
Pô favor informar os postos com problemas, para que possamos não abastecer nesses pontos. Se fizeram uma vez farão mais vezes. Tem um posto que foi interditado e continua fazendo falcatruas. Obrigado Ari Santos
E um ladrão cobrindo o outro cadê o posto endereço e bandeira
Eu tinha um carro com GNV e sempre dava mais do que caberia no cilindro, chutei o balde e fui para o elétrico…
O gerente e o dono do posto tinham que ser presos e o posto fechado pra sempre aí serveria de exemplos pra que outros não fizessem a mesma coisa
Cadeia pra esses miseráveis e posto fechado pra sempre aí serviria de exemplos para outros postos
E se gritar pega ladrão não fica um meu irmão. Vem aqui na ilha do governador e irá encontrar diversas irregularidades. Tem que informar aos consultores o nome dos postos autuados. A fiscalização é realizada não só para multar e ou interditar mais também levar ao conhecimento dos consumidores. O nome e endereço desse postos de combustível infratores.Essas fiscalização deveria ser com mais frequência. Qual a razão do nome e endereço dos postos de combustível não serem divulgados? Temos o direito saber de onde estamos sendo lesados.
Poderia ter deixado o endereço dos postos!!!
Não adianta nada a fiscalização chegar no posto de gasolina, fechar temporariamente e depois os postos voltarem a lesar os consumidores novamente como se nada acontecesse. E não adianta nada fiscalizar e não divulgar o nome, bandeira e endereço dos postos criminosos. Como podemos nos precaver se não sabermos quem são?
Pra mim isso tudo é um teatro só para dizer que o poder público está tomando providencias.
Essa fiscalização tem de ser mais constante. Não basta que o consumidor apresente denuncia. O posto infrator tem de ser interditado e sinalizado claramente para o público o porque, para que os condutores dos veículos não abasteçam mais nesses LADRÕES.
E preocupante ,nos comunica que tem posto de combustível adulterado e não coloca o nome. Vcs estão protegendo quem vem prejudicando o carro do consumidor e isso não é justo.
Acho que deveriam divulgar os nomes dos postos de gasolina. Moro na Praça da Bandeira e, por experiência própria, posso citar o posto Ipiranga localizado na esquina da Rua Haddock Lobo com a Avenida Paulo de Frontin. Já abasteci lá algumas vezes e percebi que o combustível não rende como deveria, além de ter enfrentado problemas mecânicos no meu carro que podem estar relacionados à qualidade do combustível.
Seria importante que os órgãos fiscalizadores intensificassem as inspeções nos postos da Tijuca e arredores, incluindo esse que mencionei, para garantir a qualidade do combustível e evitar prejuízos aos consumidores
Comprei um Onix modelo novo e comecei a abastecer num posto SHELL e Cordovil ao lado da estação e por duas vezes o meu carro começou a falhar e perdeu as forças levei o carro no mecânico ele falou que era o combustível adulterado, troquei de posto e não deu mais problema.
Infelizmente aqui no Rio 50% dos postos de gasolina estão colocando solventes na diluição de gasolina,eu faço manutenção em equipamentos como roçadeiras, micro trator entre outros,o combustível destrói os motores com força,fico imaginando os motores com correia banhada a óleo os BO que dão precocemente por causa destas sacanagem destes caras em querer ganhar lucro em cima de desgraça dos consumidores, é lamentável está situação.