A Polícia Militar, em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura da Grande Tijuca, realizaram nesta quinta-feira (04) uma fiscalização em um ferro-velho na Mangueira, Zona Norte da cidade. No local, foram apreendidos 40 quilos de cobre, 422 papelotes de crack e 32 de cocaína. A fiscalização é parte de uma operação contra o furto de cabos no Rio de Janeiro.
Os agentes retiraram também quatro máquinas caça-níqueis, um computador, cinco extintores, dois botijões e um caderno de anotações. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu 300 quilos de lixo e outros resíduos.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, afirma que as investigações apontam o envolvimento do crime organizado nessas atividades, e que operações como essa ajudam a ordenar a cidades:
“São fiscalizações fundamentais da Prefeitura, com o apoio das polícias, justamente para que a gente possa tanto auxiliar na segurança pública e combater a receptação de fios que tanto afeta a vida da população com queda de sinal de luz, com queda de sinal de trânsito, com queda de sinal de internet”.
O subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, chama a atenção para o problema crônico do furto de cabos naquela área: “Nós fazemos essas ações para tentar sufocar a compra e a receptação de materiais ilícitos, já que cabos de cobre e fiação são constantemente furtados na região”.
A operação contou com a participação também de agentes da Light e Águas do Rio.