A Invepar, responsável pela concessionária Linha Amarela S.A. (Lamsa), anunciou nesta segunda-feira (20) que vai ceder parte do controle da via expressa para o fundo árabe Mubadala, que já opera a concessionária MetrôRio na capital. A empresa vai assumir título de dívida da atual concessionária, pelo valor de R$ 349,7 milhões, e assumir, com isso, 60,3% das ações da Lamsa.
A Invepar continua responsável pelo restante das ações. O processo é parecido com o que ocorreu na concessão do metrô no Rio; a empresa brasileira também tinha dívidas na época em que controlava as ações do MetrôRio, que foram quitadas pela Mubadala em 2021.
Prefeitura ainda precisa aprovar mudança para Mubadala
O processo de transição deve começar nas próximas semanas. Para oficializar a operação , as empresas dependem da aprovação da Prefeitura do Rio e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que regula a concorrência no setor.
Atualmente, a Invepar também está no meio de um processo de acordo extrajudicial com credores para a suspensão das dívidas da empresa, que pertence a fundos de pensão do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, da Petrobras e da Monte Capital. No Rio, ela também é responsável pela ViaRio, concessionária da Transolímpica no Rio, controlada pela Motiva.