O presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), lançou nesta sexta-feira (16), em Búzios, ao lado do prefeito Alexandre Martins (Republicanos) e outros 8 prefeitos da Costa do Sol, o Programa Novas Rotas, voltado para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, por meio da capacitação de profissionais do setor.
“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora. Esse é um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país. Os prefeitos, independentemente de partidos e ideologias, entenderam a importância do projeto. O turismo é o petróleo do século 21 e pode ser a grande solução para nossas cidades e, consequentemente, para o país”, explicou Marcelo Freixo.
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, destacou a importância do projeto Novas Rotas para a geração de empregos na região e convocou os demais prefeitos a “virar a chave para o turismo internacional”.
“Queria dar parabéns ao Freixo por trazer a Embratur para a Região dos Lagos e a Costa do Sol. Ele tem razão quando diz que a gente tem que se capacitar para receber cada vez mais e melhor o turista, e para buscar esse turista lá fora. Um turista que não vai vir só para Búzios ou Arraial, mas pra Araruama, Rios das Ostras, Quissamã e toda a região”, destacou o prefeito.
O lançamento contou com a presença da prefeita de Araruama, Daniela Soares (MDB), dos prefeitos de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), Casimiro de Abreu, Ramon Dias (PL), Carapebus, Bernard Tavares (Cidadania), de Iguaba, Fabinho Costa (Cidadania), Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (MDB), São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) e Quissamã, Marcelo Batista (PP), além de secretários de turismo de Maricá, Saquarema e Cabo Frio.
Novas rotas
O programa busca promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.
“A Região dos Lagos e a Costa do Sol é dos lugares mais bonitos do mundo, mas não é só praia e sol. Tem ecoturismo, turismo de aventura, histórico e religioso, uma gastronomia incrível. Estamos desde o início de 2023 mudando a imagem ruim que o Brasil tinha deixado no exterior e estamos batendo recordes atrás de recordes. O mundo cada vez mais quer vir conhecer o Brasil. E a gente precisa se preparar para receber bem nossos visitantes. Turismo não é só para quem viaja, mas sobretudo para quem recebe”, completou Freixo.
O lançamento oficial marcou o início de uma série de ações em todo o país, incluindo capacitações em sustentabilidade, dados e inovação, voltadas para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. Após o lançamento nesta sexta, as cidades serão divididas em dois polos para o início da capacitação, que deverá acontecer no mês de junho. O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.