A Polícia Federal prendeu, neste domingo (2), um criminoso de 45 anos acusado de tráfico internacional de drogas, em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Ele estava foragido desde 2022 e, para dificultar sua localização, usava identidade falsa e realizava procedimentos estéticos para alterar sua aparência.
O homem possuía mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça Federal do Rio e do Paraná, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, contrabando e lavagem de dinheiro.
Após a prisão, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão no imóvel do foragido, onde foram encontrados R$ 55 mil em espécie, joias e documentos. O homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Foragido desde fevereiro de 2022
Ele estava foragido desde a Operação TURFE, em fevereiro de 2022, que desarticulou uma organização criminosa responsável por transportar e comercializar drogas entre países produtores da América Latina e o mercado internacional. A operação resultou na apreensão de mais de 8 toneladas de cocaína e no fim de uma rede que movimentava milhões de reais.
Durante a operação, o criminoso fugiu para o Paraguai, onde residia em um condomínio de luxo, deixando o local minutos antes da chegada dos policiais. Sua esposa, também alvo da operação, se entregou à PF em agosto de 2024 e atualmente está em liberdade provisória, monitorada por tornozeleira eletrônica.