Durante uma ação de fiscalização em bares e boates de Copacabana, 20 litros de chope vencido foram descartados e sete garrafas de tequila com impurezas apreendidas na noite desta quarta-feira (15). A ação faz parte da segunda fase da Operação Salus, que mira bebidas falsificadas e fora do prazo de validade.
Bebidas impróprias para consumo
Além das tequilas e do chope, os agentes também encontraram xarope de açúcar vencido que seria usado em drinques. Todo o material recolhido será encaminhado para análise junto aos fabricantes, que vão confirmar se houve adulteração.
Operação Salus mira bebidas falsificadas
A operação teve apoio da Polícia Militar e da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Só no último ano, mais de 300 litros de bebidas adulteradas, contrabandeadas ou sem procedência foram apreendidos em ações semelhantes realizadas em Rio das Ostras, Niterói, Zona Sul do Rio e Lapa.
Cartilha orienta a identificar falsificação
A Operação Salus faz parte de um esforço permanente para combater a falsificação e o contrabando de bebidas no estado, com foco na segurança dos consumidores e na qualidade dos produtos vendidos em bares e boates. Uma cartilha gratuita que ensina a identificar bebidas falsificadas pode ser conferida clicando aqui.