A Prefeitura do Rio cumpriu o prazo legal, e enviou à Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira (30), o Projeto de Lei Orçamentária 2025. A turma da Cinelândia, porém, só publicou no Diário Oficial da casa o corpo da mensagem do Executivo, nesta quarta. Os adeptos da teoria da conspiração logo trombetearam a falta da publicação dos anexos. Mas a Câmara esclareceu que o projeto para 2025 tem 1.104 páginas, diagramação complexa e só chegou na noite de segunda.
Por isso, a publicação da íntegra demora.
“Privilegiando o princípio da publicidade, o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) foi publicado no Diário Oficial da Câmara no dia 2. Porém, em virtude da complexidade gráfica dos anexos que o acompanham, os mesmos serão publicados oportunamente, assim como ocorrido em anos anteriores”, explica um comunicado. “Contudo, para fins didáticos, estarão disponíveis em breve no site camara.rio para consulta pelos interessados”.
Como de praxe, a mensagem assinada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) expõe um panorama econômico dos últimos anos, que dão base ao orçamento previsto em R$ 46,96 bilhões — um crescimento de mais de R$ 1,2 bilhão em comparação ao de 2024.
O texto principal relata também o equilíbrio entre receitas previstas e despesas fixadas.
Anexos não publicados pela Câmara viram alvos de especulações
Nos anexos ainda não publicados são destrinchadas as previsões para cada secretaria e órgão municipal. Os opositores trataram logo de espalhar que a demora na publicação era um indício de que a prefeitura estaria “escondendo” o orçamento. E já especulavam que os dados não seriam favoráveis ao prefeito, às vésperas da eleição.
Pelo visto, terão que buscar munição em outro paiol.