Um filhote de baleia-jubarte foi resgatado com vida, nesta quarta-feira (30), por uma equipe do Instituto BW após encalhar na Praia de Monte Alto, em Arraial do Cabo. O animal recebeu atendimento veterinário e, em seguida, foi devolvido ao mar, onde segue sendo monitorado.
Segundo o instituto, o encalhe foi causado pela ressaca que atinge o litoral do Rio nesta semana. No entanto, em outros casos, o acidente pode estar relacionado a ações antrópicas, como a poluição química ou sonora.
As baleias-jubarte realizam extensas migrações anuais entre áreas de alimentação, localizadas em águas frias e ricas em nutrientes, e áreas de reprodução, em regiões tropicais e subtropicais. É nessas águas mais quentes que os filhotes nascem e ganham peso para depois retornarem às zonas polares. A migração ocorre entre maio e novembro, com maior incidência nos meses de junho, julho e agosto — período em que costumam passar próximas à costa brasileira.
Depois de uma redução populacional devido à caça — nos anos 1970, menos de 1.500 indivíduos eram avistados por aqui — a população de jubartes vem se recuperando nas últimas décadas e já ultrapassa os 25 mil animais.