Filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, Fernanda Costa (MDB) conquistou 7.355 votos e se reelegeu vereadora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ela foi a 10ª votada, entre os 29 parlamentares eleitos.
Na eleição de 2020, ela teve 3.999 votos e ficou como primeira suplente do partido. No entanto, assumiu uma vaga da Câmara Municipal em janeiro de 2021, quando Sandro Lélis (MDB) virou secretário de Serviços Públicos.
Cerca de dois meses depois, ganhou um mandato efetivo após o assassinato a tiros do vereador Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado (MDB).
Condenação
Fernanda é filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, considerado um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho. Ele cumpre pena de 320 anos de prisão no presídio federal em Catanduvas (PR).
Em abril de 2023, ela, o pai e outros quatro filhos dele foram condenados pelo Tribunal Regional Federal de Rondônia, por organização criminosa apontada nas investigações da “Operação Epístolas” de 2017, que mostrava como o traficante conduzia seus negócios a partir de cartas e bilhetes enviados por parentes.
Os advogados da vereadora entraram com um recurso em segunda instância para tentar reverter a condenação de quatro anos e 10 meses de prisão. Ela responde em liberdade.