ATUALIZAÇÃO 17/10 às 11h15 – Evento adiado devido ao mau tempo
Levar ao público expressões culturais que evidenciam a influência da cultura negra na fé evangélica brasileira e carioca. Esta é a proposta do festival “Raízes Negras da Fé Cristã”. O evento aconteceria no próximo sábado (19), no Parque Rita Lee, dentro do Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, mas foi adiado por conta da previsão de chuva forte.
O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura. O festival, inicialmente, estava previsto para acontecer em 10 de agosto, mas por causa de uma previsão de forte chuva que iria cair no dia, o que, de fato, aconteceu. A organização remarcou a nova data para este sábado, mas precisou adiá-lo mais uma vez.
As atividades abrangem apresentações musicais, dança, pintura ao vivo e outras expressões artísticas que retratam a cultura negra cristã. Cada evento é uma celebração da identidade cultural, destacando a conexão entre a fé e a arte. O público-alvo abrange moradores locais das comunidades, bem como entusiastas da cultura e turistas interessados em experiências autênticas.
Além do evento no Parque Rita Lee, no dia 19 de outubro, o Raízes Negras da Fé Cristã vai acontecer em outras duas datas: no dia 1º de novembro (sexta), de 19 às 21h no Centro Cultural da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, e Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier, As 16h ambos os locais na Zona Norte do Rio.
A primeira ação feita antes do evento foi a realização de um grafite na pista de skate do Parque Rita Lee. Foram mais de 12 horas de trabalho e muita alegria na produção do primeiro grafite do local. A atividade, realizada em 21 de agosto, foi considerada o início das ações culturais do nosso projeto. Este foi o primeiro graffiti realizado na pista.
Com as autorias de Verônica Black, Tito e Anna Lemmos, o trabalho tem o propósito de apresentar a mensagem que está em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.