Neste domingo (21), o Carreau du Temple, em Paris, recebe o segundo dia do Festival Brasil Ancestral, evento que reúne música, gastronomia e manifestações culturais brasileiras com forte influência africana. A programação, iniciada na sexta-feira (19), faz parte da Saison Brésil-France 2025, promovida pelo governo francês em parceria com instituições brasileiras.
O festival terá como grandes destaques Tia Surica, matriarca da escola de samba Portela, e o Jongo da Serrinha, grupo que representa a tradição afro-brasileira e o elo histórico entre Brasil e África. Também participam artistas como Rixa, conhecido como o Pavarotti do Samba, e Luiza Dionísio, referência feminina do samba carioca.
Segundo Emílio Kalil, Comissário-Geral do Brasil para o intercâmbio cultural, o festival pretende mostrar ao público parisiense a riqueza da cultura do Rio de Janeiro, evidenciando a pluralidade e ancestralidade que moldaram a música, a dança e a gastronomia brasileiras.
“O Jongo é uma celebração da vida. Trata-se de uma expressão que reúne canto, dança e espiritualidade, originária de pessoas que foram escravizadas em séculos passados. Já Tia Surica é um ícone genuíno de nossa cultura, exercendo o papel de matriarca da Portela, a mais antiga escola de samba do Brasil”, afirma Kalil.
A programação inclui apresentações de jongos e sambas-enredo que narram a história do Rio de Janeiro e do Brasil, com repertório que contempla clássicos do samba carioca. No domingo, Tia Surica conduz a feijoada, acompanhada pelo coletivo Samba à la Maison, que recria a atmosfera das tradicionais rodas de samba do Rio.
“É uma alegria muito grande levar a Paris o Jongo, o samba e a feijoada. É o nosso coração, o nosso afeto que estaremos compartilhando”, destaca Tia Surica, prestes a completar 85 anos.
O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é realizado pelo Instituto Cultural Acropole em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil.