A Vara Única de Miguel Pereira determinou o bloqueio de R$ 8.813.863,41 nas contas do ex-prefeito de MIguel Pereira, André Português. A medida faz parte de uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público com base na Lei Anticorrupção.
Segundo o MP, “foi possível identificar a existência de um núcleo político, liderado pelo prefeito, com seu secretário de ordem pública, a secretária de obras públicas e o Superintendente de Licitações “com o emprego de manobras para frustrar a fiscalização do Tribunal de Contas e, com isso, contratar a Rio Zin Ambiental, empresa de fachada do empresário João Alberto Felippo Barreto, alvo da operação ‘Câmbio, Desligo’ e da operação ‘Hades'”. A “Câmbio, Desligo” foi deflagrada no âmbito das investigações da Lava Jato no Rio.
Prefeitura de Miguel Pereira contratou empresa para serviços de ‘roçada, capina e varrição’
A Rio Zin Ambiental foi contratada pela Prefeitura de Miguel Pereira realizar serviços de “roçada, capina, varrição e pintura de meio-fio”. A decisão atinge todos os réus da ação, que tiveram seus bens bloqueados, individualmente, no mesmo montante do ex-prefeito.
Eles têm 30 dias para apresentar suas defesas.
Ex-prefeito já foi considerado ‘revelação’ da política fluminense
Considerado uma das revelações da política fluminense, André chegou a ser cortejado pelo prefeito Eduardo Paes, que busca aliados para se fortalecer no interior de olho nas eleições de 2026. Ele também foi um dos prefeitos que, depois de dois mandatos, conseguiram a aprovação dos eleitores a ponto de emplacarem seus sucessores sem susto. Ele também integra o seleto grupo de ex-alcaides que o governador Cláudio Castro (PL) disse querer ver em seu governo — embora, até hoje, não tenha nomeado qualquer um deles.
Português se defende e afirma que teve todas as contas aprovadas nos dois mandatos
O ex-prefeito se defendeu, na tarde desta sexta-feira, e, em nota, afirmou que “teve, por 7 anos consecutivos, as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado”. Segundo a nota, isso demonstra “transparência, responsabilidade e compromisso com o município.”
Lela a íntegra da nota:
O ex-prefeito de Miguel Pereira, André Português, informa que não há qualquer condenação no processo, que está na fase inicial. Todos os esclarecimentos necessários serão apresentados dentro do prazo estipulado.
Vale destacar que o ex-prefeito confia plenamente na Justiça e acredita que os fatos serão devidamente esclarecidos, reafirmando sua conduta ética ao longo da vida pública.
Durante seus dois mandatos à frente da Prefeitura de Miguel Pereira, André Português teve, por 7 anos consecutivos, as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, reforçando a transparência, responsabilidade e compromisso com o município. O ex-prefeito é reconhecido por órgãos de controle e pela própria população pelos avanços administrativos e pela correta aplicação dos recursos públicos.


Espero que todas as dezenas de denúncias e investigações deem resultados até 2028, deixando de vez esse ser inelegível. TCE, MPRJ, INEA e IBAMA precisam atuar.
Me espanta ele ter 8 milhões na conta
Ele fez muitas obras sem licitações e outras muitas superfaturadas,teve inrequecimento instantâneo, enquanto o hospital e escolas estão caindo aos pedaços . Que ele pague por extraviar o dinheiro público e deixar a população morrendo,casas sem saneamento básico,vivemos sem luz no pisca pisca de natal.
Lamentamos a matéria pois ainda se tem o direito a ampla defesa. E vcs frustrados por morar em uma cidade que esta melhor que o RIO podem se mudar! Ou se candidatem. Quem sabe se vcs nao vao dar comida para os pombinhos na praça. Povinho.
Espero sinceramente que não se alinhem com o Eduardo Paes.
Sou de Miguel Pereira mas moro no RJ já uns bons anos e posso dizer que o Eduardo Paes não é um bom prefeito.
Então como governador vai pior.
Então políticos de Miguel Pereira prestem muita atenção em quem vão apoiar.
Principalmente os de direita.
Muito bom dia a todos mas venho aqui demonstrar minha completa e sincera indignação por certas criaturas oportunistas que não estão nem um pouco preocupados com os Miguelenses natos ou por opção. Essas mesmas criaturas criticavam a “inércia” de governantes antecessores ao português. Mas convenhamos a cidade pode ter suas ainda necessidades mas melhorou em mil por cento sua estrutura como cidade turista. E tenho dito e escrito!
Isso tem dedo do Eduardo paes esse ser repugnantemente podre que um canavial de idiotas seguem no Rio de Janeiro quem conhece ele sebe que é capaz de qq coisa pelo poder .