O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) promove, mensalmente, o Café no CAU/RJ, evento gratuito e aberto ao público, com debates sobre os principais temas que impactam a vida nas cidades. Mobilidade urbana, requalificação de imóveis abandonados, Plano Diretor, empreendedorismo e o papel social da arquitetura estão entre os assuntos já abordados nas edições anteriores. A próxima edição, que acontece no dia 23 de julho, discutirá o transporte público sobre trilhos (trens e metrô) e o papel estratégico do planejamento urbano na construção de uma mobilidade mais eficiente, inclusiva e sustentável.
Realizado sempre na sede do conselho, no Centro do Rio, o Café no CAU/RJ reúne arquitetos e urbanistas, estudantes, especialistas e representantes da sociedade civil em um espaço de diálogo qualificado e intimista. O evento tem se consolidado como ponto de encontro democrático entre quem pensa, constrói e vive o espaço urbano. Já participaram das edições nomes como a deputada federal Laura Carneiro; o então vereador Edson Santos; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Rio, Gustavo Guerrante; os arquitetos e urbanistas Dietmar Starke, responsável pelo Parque Oeste, e Rodrigo Azevedo, à frente da transformação da Estação Leopoldina; além do saudoso Ruy Rezende, responsável pelo projeto do Parque Madureira, entre outros.
Para o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, o Café no CAU/RJ cumpre o papel de aproximar o conselho dos profissionais e da sociedade.
“A sede do CAU/RJ é a casa do arquiteto e urbanista. Estamos de portas abertas para sugestões e críticas. Nosso objetivo é construir um Conselho que cumpra seu papel institucional, combata o exercício ilegal da profissão e a mercantilização dos nossos serviços”, afirma.
Ingressos no Sympla do CAU/RJ
A próxima edição acontece na quarta-feira (23), das 14h às 17h, com o tema “Transporte público sobre trilhos (trens e metrô)”. O debate abordará o papel estratégico do planejamento urbano na promoção de deslocamentos mais eficientes e inclusivos, com foco nos sistemas ferroviários e suas características operacionais. A discussão pretende destacar o transporte sobre trilhos como uma solução de alta capacidade e baixo impacto ambiental para os desafios da mobilidade urbana com a presença do engenheiro de transportes William de Aquino e o arquiteto e urbanista Marcelo Tadeu Mancini, especialista em Mobilidade Urbana no MetrôRio.
Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos no Sympla do CAU/RJ.