A Prefeitura de Niterói anunciou, na última semana, que o “abandonado” Estádio Caio Martins (área do campo de futebol), em Icaraí, ganhará uma nova função para o município: servir de piscinão, em uma medida para tentar mitigar os alagamentos históricos na região da Zona Sul de Niterói. No entanto, o complexo esportivo é de propriedade do governo do estado — que, por sua vez, alega que não há abandono, pelo contrário: o estádio está em pleno funcionamento.
Segundo a prefeitura, a partir das obras de macrodrenagem, todo o volume de água coletado pelas novas redes será depositado em um grande reservatório subterrâneo, que será construído no terreno onde hoje se encontra o campo do Caio Martins. Com área de 130 m x 120 m e capacidade para 80 milhões de litros de água, o reservatório ocupará cerca de dois terços do espaço do campo, incluindo a parte das arquibancadas junto à Rua Presidente Backer, que precisarão ser demolidas.
O plano prevê ainda um parque público no local com quadras de futebol, vôlei, basquete, tênis e academias de ginástica, ou seja, extinguindo o campo de futebol. A elaboração do projeto básico, pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), levou seis meses e considerou a preservação das estruturas dos imóveis de toda a região, que, segundo a prefeitura, não sofrerão qualquer intervenção durante os trabalhos. A licitação para contratar a empresa que executará a obra será lançada ainda no primeiro semestre deste ano.
Cessão é apenas temporária, diz governo do estado
Só que há um impasse. Apesar de confirmar a parceria com a Prefeitura de Niterói, a Secretaria estadual de Esporte e Lazer diz que o estado segue como gestor do estádio. Segundo nota enviada ao TEMPO REAL, o equipamento está em funcionamento, e que a cessão à prefeitura é apenas temporária.
“O estado é o gestor do Caio Martins e vai permanecer gerindo o espaço. De antemão, o governo se coloca à disposição e como parceiro da Prefeitura de Niterói para sanar o problema de alagamento histórico na região. No entanto, qualquer assunto relacionado ao equipamento cabe ao governo do estado definir. Hoje, o complexo esportivo está em funcionamento, oferecendo diversas atividades à população”, diz trecho da nota.
A secretaria ainda ressaltou que, até o momento, está acordado somente a obra de macrodrenagem, que ainda não teve um prazo para início apresentado pelo município. Os possíveis próximos passos, como um novo aproveitamento do espaço e a construção de um parque público, ainda não foram traçados.
‘Um sonho distante’
O Caio Martins esteve por 33 anos sob a gestão do Botafogo, que, nos últimos anos de concessão utilizava o local para treinos das categorias de base e partidas da equipe feminina do clube. A responsabilidade passou a ser do governo do estado em 2021, que alocou a administração do Complexo Esportivo para a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Após o alvinegro deixar de dar aproveitamento ao espaço, especialmente após assumir o Estádio Nilton Santos, na capital, culminando no fim da concessão do Caio Martins, clubes da cidade passaram a manifestar a intenção de mandar jogos no espaço. Contudo, nenhum dos projetos foi à frente, principalmente devido à falta de estrutura no local.
Um deles é o emergente Niteroiense FC, um dos clubes mais tradicionais da cidade, e atualmente disputando a terceira divisão do Campeonato Carioca. Para o CEO, Maicon Vilela, a mudança de perfil do Caio Martins anunciada pela prefeitura pode ser considerada desportivamente ruim, embora reconheça que, para a cidade, a nova utilização do espaço poderia ser importante.
“O Caio Martins era um sonho distante. Existem coisas que infelizmente não conseguimos, a vida é assim mesmo. A gente já não tinha o Caio Martins, então não muda muito”, disse o dirigente.
Procurada pelo TEMPO REAL, a Prefeitura de Niterói disse que a obra de macrodrenagem será realizada apenas no campo de futebol do Caio Martins. E o ginásio, a piscina e as demais instalações não serão afetadas.
“A prefeitura possui uma cessão provisória do governo do estado que permite a realização da obra no campo de futebol. Quanto ao projeto do parque municipal, este está planejado para o futuro e será implementado em cooperação com o governo do estado posteriormente”, diz trecho da nota.
Porque o prefeito não coloca canos de água e esgoto maiores , esses são da época do império, caio Martins socorreu as vítimas do circo que pegou fogo , sou contra moro a 60 anos no bairro
O governo do Estado diz que “hoje, o complexo esportivo está em funcionamento, oferecendo diversas atividades à população”? Que cara-de-pau! Moro perto do estádio. Nunca vi ninguém entrando ou saindo dali. Pra quem passa cotidianamente, é só um muro grande e feio. Tomara que a prefeitura vença a batalha e dê utilidade pública ao lugar.
Bom, se como Caio Martins entende-se todo o complexo, eu faço natação há 2 anos lá. As outras atividades não posso falar a respeito
Meu filho faz basquete há 3 anos lá. Vários filhos de amigos fazem varias atividades. Até beisebol tem.
Nas redes sociais são divulgadas as inscrições.
Eles querem e acabar com o caio martins para entregar para especulação mobiliaria
Por que não falta projeto esportivo para colocar ali
ABSURDO…O único estádio em Niterói e querem acabar?..Outros municípios do Estado, tem Estádios próprios…Presta atenção Prefeito….Fazer acordo com bolsonarista, dá nisso…
Dezembro de 2024 teve competição de ginástica ritmica. Capoeira e lutas macias teve eventos de igrejas tb. Esta precisando sim de uma grande manutenção.
O Desgoverno estadual não quer que a prefeitura resolva o problema crônico das enchentes, por ser de um partido de oposição ao seu.
É um absurdo acabar com o Estádio Caio Martins, já podia ter sido reformado para pelo ao menos, participar do campeonato Carioca, morei em Niterói por 23 anos e sou contra o fim do Estádio.
O escoteiro Caio Martins não participou dos eventos relacionados a tragédia do Circo Norte Americano em Niterói. O feito heróico pelo qual é lembrado se deve ao sacrifício protagonizado durante o resgate de seus companheiros e demais feridos do acidente ferroviário ocorrido em 1938 nas cercanias da cidade de Barbacena-MG. Caio Vianna Martins escolheu ser preterido em prol daqueles que almeja salvar. Faleceu em decorrência dos ferimentos oriundos da colisão ferroviária.
O prefeito deve é fazer uma hora de revitalização de todo o encanamento de esgoto trocando os dutos ao invés de querer derrubar o estádio pra valorizar imóveis do entorno e dobrar o IPTU, toma vergonha na cara e vai trabalhar, larga o estádio em paz ,ao invés de jogar no chão, monta uma escola pública de futebol pra crianças da rede de ensino do município, ao invés de ficarem na rua iriam ter o q fazer em seu tempo ocioso.
Acho que o Caio Martins precisa continuar funcionando e oferecendo aos moradores mais carentes a chance de crescer através do esporte. Sugiro a criação de quadras de beach tennis, campo de futebol e quadra poliesportiva. Tudo pelo esporte!!! A ideia do piscina é bem vinda, desde que acabe com os alagamentos .
Pelo que li e entendi, a prefeitura só vai utilizar o campo de futebol para resolver o problema dos alagamentos do bairro. O resto do estádio (piscina e o complexo esportivo continuarão). E o resto do campo ela vai fazer outros campos(basquete…). Então a ideia não é ruim. Eles nunca usam o campo para jogos de futebol!!
A prefeitura quer utilizar só o pedaço que lhe interessa…. e o restante do local, que não é pouco, qual a solução desse prefeito ??
Tem sim muitas atividades com muito afinco profissional, tem natação,tem hidro ginástica, yoga,etc, com profissionais de muita experiência.
Atende a muitos moradores de Niterói etc
Eu sou uma.
Levo 40 minutos pra chegar no Caio Martins.
Moro em pendotiba
Tem que entregar o local para a iniciativa privada construir um shopping, pois Icaraí precisa de um shopping de verdade, tendo a obrigação de fazer as obras de drenagem necessárias, além de obrigar o shopping a abrigar academias, um colégio e uma praça de bom tamanho.
O governo não gasta nada, sumenta a arrecadação, valoriza o bairro e o município, gera muitos empregos, não vai precisar fazer manutenção pois será obrigação do shopping.
Isso também vai tirar muitos carros das ruas pois as pessoas vão poder resolver muitas coisas no shopping que deverá ter uma garagem bem espaçosa com pontos de recarga de carros elétricos.
Há um projeto social de beisebol sendo desenvolvido no campo. Além disso, eles estão mantendo campo em boas condições, diferentemente do matagal que se encontrava, com grande proliferação de mosquitos e outras pragas, além de moradores de rua invadirem e roubarem encamentos, fios, etc
O estádio está atualmente cediando campeonatos cariocas de softbol e oferecendo aulas gratuitas de beisebol e softbol para todas as idades, o projeto já tem parceria com uma ONG americana e já recebeu ex-jogadores profissionais do Japão e da MLB
O estádio funciona muito bem,moro em frente e vejo,que continue com o governo do estado,querem é destruir e encher de prédios a prefeitura!