O esporte é uma importante ferramenta de inclusão para pessoas com algum tipo de deficiência — quase 9% da população brasileira. E o estado vai receber três importantes iniciativas neste mês de maio, por meio da Superintendência de Desportos (Suderj): o Festival Paralímpico, no dia 24; o Núcleo de Esporte Adaptado (30); e as seletivas das Paralimpíadas Escolares (31).
O Festival Paralímpico acontecerá no Complexo Esportivo da Rocinha e vai permitir que qualquer pessoa presente pratique as atividades com os paratletas matriculados nas redes pública e particular de ensino. Já o Núcleo de Esporte Adaptado tem como objetivo acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, e será inaugurado no dia 30, no posto 3 da Praia de Copacabana.
As seletivas das Paralimpíadas Escolares, por sua vez, serão disputadas pela primeira vez no interior do estado do Rio de Janeiro. Estudantes entre 11 e 17 anos, matriculados nas redes pública e particular de ensino podem participar. Iguaba Grande, na Região dos Lagos, e Paraíba do Sul, na Região Serrana, vão receber as disputas. As Paralimpíadas Escolares serão em São Paulo, de 16 a 29 de novembro.