O prefeito Eduardo Paes (PSD) garantiu, em uma publicação nas redes sociais, que as escolas de samba Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu, afetadas pelo incêndio na fábrica de fantasias Maximus Confecções, não serão rebaixadas na Série Ouro carioca. O galpão da empresa fica no bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio.
Paes anunciou que, caso seja possível, as agremiações desfilarão “hors concours”, ou seja, fora da competição, mas ainda mantendo sua participação no evento.
“Já tomamos a decisão de que, independente de qualquer circunstância, as escolas não serão rebaixadas no carnaval deste ano. Se houver possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors concours. Deixo o meu abraço aos componentes do Império Serrano, Unidos da Ponte e União de Bangu, agremiações que tanto orgulham o carnaval carioca. A prefeitura do Rio estará ao lado de vocês”, diz a nota divulgada pelo prefeito.
Atendimento das vítimas
O Corpo de Bombeiros resgatou 21 pessoas no incêndio na fábrica localizada na Rua Roberto Silva, nº 129. Até o momento, 12 vítimas estão em estado grave. O fogo foi controlado por volta das 10h50.
O prefeito ressaltou que, embora esteja em Brasília, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) está acompanhando de perto a situação e determinou que a equipe de assistência social preste suporte aos trabalhadores afetados.
“Mais cedo, conversei com o secretário de Saúde Daniel Soranz e ele me informou que as equipes do Hospital Municipal Souza Aguiar e do Hospital Evandro Freire estão a postos, recebendo as vítimas do incêndio em Ramos. Já ordenei que nossa equipe de assistência social se mobilize para dar todo o suporte necessário aos trabalhadores da fábrica e suas famílias”, finalizou.
Escolas perderam todas as fantasias
A Maximus Confecções é uma das principais fornecedoras de fantasias para as escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães. A empresa é responsável por 60% dos materiais utilizados no carnaval carioca.
As três escolas de samba afetadas divulgaram notas lamentando o ocorrido e esclarecendo a situação de suas produções para o carnaval 2025.
O Império Serrano informou que toda a sua produção de fantasias estava na fábrica e, no momento, está focado na segurança de todos os envolvidos, aguardando mais detalhes sobre os danos. O Unidos da Ponte também comunicou que perdeu todas as suas fantasias para o carnaval deste ano, ressaltando a importância de garantir a segurança das pessoas presentes no local.
Já a Unidos de Bangu lamentou o incêndio e destacou que, embora as fantasias da escola estivessem na fábrica, ainda não havia informações sobre o estado delas, reafirmando o foco na segurança e prometendo mais esclarecimentos assim que possível.
O que diz a Liga RJ
A Liga RJ, responsável pela organização dos desfiles da Série Ouro, expressou seu pesar pelo incêndio, destacando a preocupação com a segurança e o bem-estar das pessoas presentes no local. A entidade espera que todos estejam fora de perigo e recebendo o suporte necessário.
A organização também ressaltou que a Maximus tem um papel fundamental no fornecimento de materiais para as escolas de samba, o que impactará diretamente o planejamento do carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida.
“Diante deste cenário, a Liga RJ convocará, com urgência, seus Presidentes para uma Assembleia Geral Extraordinária, a fim de avaliar a situação e definir os próximos passos, assegurando que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada. Nosso compromisso é encontrar soluções que permitam a continuidade dos trabalhos e a realização de um Carnaval grandioso, como o povo carioca merece”, conclui.