Começou nesta segunda-feira (12) o envio das guias para pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em 2026 no Rio. Ao longo do dia, prefeitura e Correios entregam o documento nos imóveis de contribuintes cariocas, que têm até o dia 6 de fevereiro para quitar a primeira parcela ou pagar a cota única.
Apenas as guias físicas são distribuídas nesta segunda. A versão digital só fica disponível para retirada online a partir do dia 21 de janeiro. Quem quiser emitir guias pela internet deve acessar o sistema Carioca Digital ou solicitar nos Postos de Atendimento do IPTU.
Com o método digital, será possível baixar e imprimir as guias para todas as parcelas de uma só vez. O pagamento pode ser feito pelo Pix — por meio de um QR Code inserido no Documento de Arrecadação Municipal (DARM) — e através de débito automático. No caso da segunda opção, o pagamento só será possível através dos bancos Bradesco, Inter, Itaú, Banco do Brasil, Mercantil, Santander, Sicoob e Sicredi.
Caso não receba guia de pagamento, contribuinte pode pedir segunda via do IPTU
Caso a guia não seja recebida até 15 dias antes do primeiro prazo de pagamento — 6 de fevereiro —, o contribuinte deve solicitar a segunda via no Carioca Digital, informando o número de inscrição do IPTU. Para pedidos feitos após o vencimento, o valor a ser pago sofrerá acréscimos.
O imposto pode ser parcelado em até dez vezes, sem desconto. Quem optar por pagar tudo de uma vez, garante um desconto de 7%. As datas de vencimento das parcelas variam de acordo com o tipo de lançamento, que pode ser ordinário ou extraordinário. Nos extraordinários, deve haver um intervalo mínimo de 15 dias entre o recebimento da notificação e a data da cota única ou da primeira parcela.

