É preciso estar atento a um novo golpe nos postos de gasolina. Um flagrante realizado em um posto de Campo Grande, e compartilhado nas redes sociais, mostra o momento em que dois frentistas aproveitam que a vítima se afasta do veículo, para simular uma troca de óleo. Os funcionários trocam garrafas de óleos cheias, por vazias, e assim, enganam o cliente, que acredita que o produto foi adicionado no motor — mas, na verdade, pagou por um serviço que não foi realizado.
Apesar do vídeo flagrar somente esse momento, o esquema é maior do que parece. Segundo motoristas que já foram lesados no estabelecimento, o golpe funciona assim: ao abastecer o carro com GNV pela parte da frente, os funcionários jogam água no motor, para, assim, provocar que ele solte fumaça. Com isso, os funcionários sugerem que o veículo possui algum problema para cobrar por um óleo aditivo superfaturado, além da “mão de obra”. A informação foi divulgada inicialmente pelo site G1.
Ao aceitar o serviço, os frentistas simulam a aplicação do produto. E quando pedem para que o motorista acelere o carro, os golpistas aproveitam para substituir as garrafas cheias por vazias, sem aplicar no motor. Assim, os motoristas acreditam que o problema — inexistente — foi resolvido. O flagrante foi realizado por um cliente que desconfiou do movimento dos funcionários. E após ser exposto nas redes sociais, o golpe virou caso de polícia.
Policiais da 35ª DP de Campo Grande foram até o local, recolheram garrafas e levaram os dois frentistas do vídeo para a delegacia. Eles foram identificados e indiciados por estelionato.