A Multiplan — empresa responsável pela gestão de shoppings como o BarraShopping, o Village Mall e o Park Jacarepaguá — confirmou, nesta segunda (19), que dados de clientes foram vazados após uma invasão à base de dados do aplicativo da empresa. O acesso irregular ao sistema aconteceu no último dia 10 de janeiro.
A apuração inicial indica que os “invasores” conseguiram acessar parte dos dados de cartão de crédito dos usuários do aplicativo “Multi”, incluindo a data de validade e os quatro últimos dígitos dos cartões cadastrados na plataforma. Dados completos de cada cartão não foram acessados, segundo a Multiplan.
Empresa não identificou uso indevido dos dados de clientes, mas pediu ‘atenção dredobrada’
A empresa não confirmou se houve acesso a outros dados de clientes usados pelo aplicativo, como informações de localização ou informações de compras feitas em shoppings da rede. De acordo com a Multiplan, os protocolos de segurança da empresa interromperam a invasão e “autoridades competentes” foram acionadas.
Não há indícios de uso indevido. Mesmo assim, a empresa pediu “atenção redobrada” para comunicações suspeitas.
“Não há qualquer indício de que os dados eventualmente acessados tenham sido utilizados para qualquer finalidade não autorizada que possa causar danos, riscos ou prejuízos aos nossos clientes. Ainda que não haja indícios de uso indevido de informações, recomendamos que você mantenha atenção redobrada a comunicações suspeitas ou a qualquer atividade que não reconheça”, informou, em nota, a empresa.
A Multiplan é responsável pela gestão de 20 shopping centers em todo o país. No Rio, a empresa gere cinco centros comerciais: BarraShopping, New York City Center, VillageMall, ParkJacarepaguá e ParkShopping Campo Grande.

