O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou nesta quarta-feira (21), na sede do Sebrae, no Centro, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do país, e detalhou a estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior até 2027.
“Queremos alavancar cada vez mais a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico por todo o território nacional”, explicou Freixo.
O presidente da Agência, que é responsável pela promoção dos destinos turísticos no exterior, vai apresentar o Plano Brasis em todos os estados e como cada um deles está incluído no projeto, em parceria com os Sebraes de cada região e com as secretarias estaduais de turismo e o setor turístico local.
“O Plano Brasis foi construído ouvindo todo mundo e a gente quer que continue assim. Foi construído em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, para fomentar o empreendedorismo, a sustentabilidade e a auto estima cultural, além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país”, completou Freixo.
A Embratur realizou uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional. Foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano.
“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, apontou Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
O lançamento acontece quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. Foram US$ 7,3 bilhões de dólares arrecadados em 2024 só com turismo estrangeiro. De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.