Em mais um aceno aos evangélicos, o prefeito Eduardo Paes (PSD) marcou presença neste sábado (13) na inauguração do primeiro batistério público do Rio, na Praça Jardim do Méier, na Zona Norte. O espaço fica no mesmo local onde nasceu a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fundada pelo bispo e empresário Edir Macedo nos anos 1970.
Além de Paes, a inauguração contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e do bispo Gonçalves, conhecido por ter sido um dos principais executivos da Record, emissora comandada pela Universal. Em vídeo nas redes sociais, o prefeito destacou a importância do grupo religioso para a cidade.
“Inauguramos hoje o primeiro batistério público do Rio, aqui, no Jardim do Méier, lugar onde nasceu a Igreja Universal. Próximo ao coreto, onde o bispo Edir Macedo pregava para pequenos grupos de cariocas há 40 anos, agora há um espaço público destinado à realização de cerimônias de batismo por imersão”, afirmou Paes.

Embora diga seguir o mesmo ‘Jesus’ dos evangélicos, Paes enfatizou a diversidade religiosa da cidade
O alcaide carioca também destacou que o Rio é “um lugar de fé” e que, embora siga a “palavra de Jesus Cristo”, se orgulha de ser “o prefeito que mais apoiou as mais diversas manifestações religiosas” na cidade.
“Minha escolha sempre será seguir a palavra de Jesus Cristo, mas como homem público, meu dever será garantir que todos tenham o direito de professar sua própria fé. Muito me orgulho de ser o prefeito que mais apoiou as mais diversas manifestações religiosas em nossa cidade” enfatizou.
O batistério, criado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, tem cascata d’água, bíblia cenográfica em resina e espaço para batismos por imersão. O local funcionará diariamente, das 6h às 19h, e a manutenção ficará a cargo da Gerência de Chafarizes e Monumentos da Seconserva.

Os últimos acenos do prefeito ao grupo religioso
Este não é o primeiro afago de Paes aos evangélicos neste ano, público que teve grande influência em sua reeleição. Em maio, a prefeitura liberou R$ 1,9 milhão em patrocínio para a realização da tradicional Marcha para Jesus, além de R$ 350 mil destinados ao JA de Verão 2025, promovido pela Igreja Adventista.
Em outro gesto, no dia 15 de dezembro de 2024, o prefeito anunciou a construção do primeiro centro temático evangélico do município, batizado de “A Terra Prometida”, que será instalado em Santa Cruz, na Zona Oeste. O projeto será inspirado na cultura e na tradição evangélica.
Os movimentos são tantos que, neste ano, o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra Paes, acusando-o de favorecer de forma desproporcional o público evangélico.

