Em mais um aceno aos evangélicos, o prefeito Eduardo Paes (PSD) marcou presença neste sábado (13) na inauguração do primeiro batistério público do Rio, na Praça Jardim do Méier, na Zona Norte. O espaço fica no mesmo local onde nasceu a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fundada pelo bispo e empresário Edir Macedo nos anos 1970.
Além de Paes, a inauguração contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e do bispo Gonçalves, conhecido por ter sido um dos principais executivos da Record, emissora comandada pela Universal. Em vídeo nas redes sociais, o prefeito destacou a importância do grupo religioso para a cidade.
“Inauguramos hoje o primeiro batistério público do Rio, aqui, no Jardim do Méier, lugar onde nasceu a Igreja Universal. Próximo ao coreto, onde o bispo Edir Macedo pregava para pequenos grupos de cariocas há 40 anos, agora há um espaço público destinado à realização de cerimônias de batismo por imersão”, afirmou Paes.

Embora diga seguir o mesmo ‘Jesus’ dos evangélicos, Paes enfatizou a diversidade religiosa da cidade
O alcaide carioca também destacou que o Rio é “um lugar de fé” e que, embora siga a “palavra de Jesus Cristo”, se orgulha de ser “o prefeito que mais apoiou as mais diversas manifestações religiosas” na cidade.
“Minha escolha sempre será seguir a palavra de Jesus Cristo, mas como homem público, meu dever será garantir que todos tenham o direito de professar sua própria fé. Muito me orgulho de ser o prefeito que mais apoiou as mais diversas manifestações religiosas em nossa cidade” enfatizou.
O batistério, criado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, tem cascata d’água, bíblia cenográfica em resina e espaço para batismos por imersão. O local funcionará diariamente, das 6h às 19h, e a manutenção ficará a cargo da Gerência de Chafarizes e Monumentos da Seconserva.

Os últimos acenos do prefeito ao grupo religioso
Este não é o primeiro afago de Paes aos evangélicos neste ano, público que teve grande influência em sua reeleição. Em maio, a prefeitura liberou R$ 1,9 milhão em patrocínio para a realização da tradicional Marcha para Jesus, além de R$ 350 mil destinados ao JA de Verão 2025, promovido pela Igreja Adventista.
Em outro gesto, no dia 15 de dezembro de 2024, o prefeito anunciou a construção do primeiro centro temático evangélico do município, batizado de “A Terra Prometida”, que será instalado em Santa Cruz, na Zona Oeste. O projeto será inspirado na cultura e na tradição evangélica.
Os movimentos são tantos que, neste ano, o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra Paes, acusando-o de favorecer de forma desproporcional o público evangélico.


Apoio com guardas municipais, Comlurb, CET-Rio já seria uma ajuda coerente de um país laico.
Desconfio que seja mais uma manobra eleitoreira disfarçada, visando sua candidatura ao cargo de Governador na eleição de 2026.
Ainda não me sinto representado por esse senhor.
A iniciativa e muito boa . Parabéns Eduardo Paes. Imagino que ele poderia ser o prefeito de São Gonçalo- RJ . Pois ele tem uma inteligência enorme . Inovador. Rápido e eficiente.