Eleito para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Thiago Pampolha (MDB) renunciou ao cargo de vice-governador do estado. A carta de renúncia foi lida pelo deputado Rodrigo Bacellar (União), presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), minutos após a votação que confirmou a indicação de Pampolha à corte de contas, no plenário da casa.
“Agradeço à população do Estado do Rio de Janeiro pela confiança em mim depositada ao longo do mandato, bem como aos servidores públicos, parlamentares e demais autoridades com quem tive a honra de trabalhar. Certo de que cumpri meu dever com dignidade e responsabilidade, assumo a partir de agora um novo desafio, no cargo de conselheiro do TCE”, diz parte da carta.
Pampolha tomará posse no TCE, na vaga do conselheiro aposentado José Maurício Nolasco, ainda nesta quarta-feira (21) e sua nomeação saiu em edição extraordinária do Diário Oficial. Na eleição, realizada no plenário da Alerj, votaram 69 deputados, sendo o único ausente Renato Machado (PT). Do total, 57 parlamentares votaram sim, cinco votaram não e sete se abstiveram.
Com Pampolha no TCE, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, passa a ser o primeiro na linha sucessória do governador Cláudio Castro (PL), que indicou o agora ex-vice para a nova função. Contudo, o agora conselheiro da corte de contas negou que sua ida ao tribunal faça parte de uma articulação política para que isso ocorra.
