Mais da metade das escolas, professores e salas de aula na cidade do Rio pertencem à rede privada de ensino. Esse e outros dados estarão no Educômetro Carioca, plataforma digital que será lançada nesta quarta-feira (15). O portal vai processar e tornar públicas para pais, professores e demais interessados as informações relativas às rede de ensino da capital, incluindo escolas privadas e públicas de todas as esferas.
Idealizado por Livia Bonates, fundadora do Instituto Impulso, que promove aulas de alfabetização para crianças carentes, o Educômetro Carioca trará o número de unidades por região, quantidades de professores e alunos, orçamento, unidades climatizadas, creches e as respectivas vagas, etc.
Mais da metades das escolas são particulares
Pelos dados já inseridos no painel, é possível constatar que, das 4.095 escolas do município, 2.097 são privadas, ou seja, mais de 50% do total. A rede de ensino da cidade contabiliza 77 mil professores e 46 mil salas de aula. Mais de metade também são da rede privada, com 33 mil docentes e 24 mil salas.
A Barra da Tijuca, na Zona Oeste, é o bairro da cidade mais bem posicionado no ranking de Índice de Progresso Social (IPS), com 68 escolas particulares e 23 públicas, sendo 19 municipais e 4 estaduais. Já Costas Barros, uma das dez piores no ranking IPS, tem apenas uma escola particular e 13 públicas (12 municipais e uma do estado).
Os números confirmam a discrepância da oferta e da demanda, já que a população da Barra, segundo o Censo Demográfico de 2022, é de 147.456 habitantes, enquanto a de Costa Barros é de 174 mil moradores.
Parabéns para essa professora pela iniciativa. Atos de transparência e publicidade são coisas raras de se encontrar no poder público deste país!
Excelente iniciativa de levar transparência a um sistema nebuloso.