Pela primeira vez na história, o Rio de Janeiro conta com duas árvores de Natal flutuantes. Situadas na Zona Sul carioca e com diversas semelhanças, as obras instaladas nos bairros de Botafogo e da Lagoa devem atrair milhares de visitantes até a primeira terça-feira de 2026, no dia 6 de janeiro, quando serão desligadas e se despedirão da cidade.
A árvore da Enseada de Botafogo faz sua primeira aparição no Rio e surge como uma das grandes novidades do Natal de 2025. Já a da Lagoa, figurinha carimbada do calendário da cidade, volta a ocupar o espaço após seis anos. O TEMPO REAL foi às ruas para descobrir o que mais tem atraído o público aos dois símbolos natalinos da cidade.
A dupla arborizada está separada por uma distância de menos de 4 km, que pode ser percorrida de metrô, carro, moto, bicicleta ou transporte coletivo. Duas linhas de ônibus conectam a árvore de Natal de Botafogo à da Lagoa. Uma delas é a 157, que faz o trajeto entre o Castelo e a Gávea.
A motorista Clara Silvânia, de 56 anos, que opera a linha há cinco meses, vê as duas árvores pelo menos seis vezes por dia ao percorrer o trajeto que conecta o Centro da cidade à Zona Sul. Com amplo conhecimento sobre as duas personagens natalinas — e urbanas — e seus elementos cênicos, a condutora opina sem hesitar sobre qual delas mais chamou sua atenção.
“A árvore de Botafogo é mais bonita, mais chamativa. Eu achei mais diferente. A da Lagoa também é bonita, mas as luzes, o formato e o tamanho da de Botafogo chamaram mais minha atenção”, disse

Moradora de São Cristóvão, ela diz que não é exatamente uma grande fã do Natal, mas não resistiu: fez registros das duas árvores com o celular, ainda no meio do engarrafamento, para enviar aos amigos e à família.
Quem também conhece bem as duas estruturas é o pipoqueiro Fernando Rodrigues, de 56 anos. Morador do morro Santa Marta, em Botafogo, ele trabalhava na Lagoa até o meio da semana, justamente por causa da árvore de Natal. Com a chegada da nova atração ao bairro, porém, migrou e se instalou nas proximidades da mais nova inquilina da região.

“Resolvi trabalhar aqui por ser mais perto de casa e ter menos concorrência. Percebi que aos sábados e domingos tem mais movimento em Botafogo e o espaço é melhor para as famílias trazerem as crianças. Eu acho que a árvore daqui é maior e mais bonita”, contou.
Tradição da árvore de Natal da Lagoa segue atraindo visitantes
Mesmo com a quase vizinha instalada em Botafogo, a árvore de Natal da Lagoa continua atraindo mais visitantes, de diferentes partes do Rio e até mesmo do Brasil. E é nesse contexto natalino inédito da capital carioca que, Júlia, 27, natural de Garça, interior de São Paulo, decidiu vir para a capital fluminense pela terceira vez — a segunda só em 2025.
Acompanhada pela mãe e pelo filho Matheus, de 4 anos, a turista, que nunca havia visto a árvore da Lagoa montada, adorou o show de luzes.
“Eu procurei alguns pontos turísticos pela internet e o que apareceu em destaque para mim foi ela. Eu achei lindo, magnífico, eu gostaria de ver um pouco mais de perto”, conta. A árvore também foi aprovada por Mateus, que adorou o passeio.
Marcos, 23, e Verônica, 24, moram em diferentes pontos do Rio e foram até a Lagoa apenas para contemplar a árvore de Natal na sexta-feira. Morador da Tijuca, Marcos já havia visto a árvore quando era mais novo, mas Verônica, que é de Duque de Caxias, fez o passeio pela primeira vez.

“Está bem bonito, eu gostei bastante. Vim para ver a árvore, vou tirar foto. Eu vi nos stories de alguns amigos no Instagram e pensei que deveria vir aqui para descobrir. Estou satisfeita”, conta Verônica.
Árvores de Natal de Botafogo e da Lagoa têm programação especial nos fins de semana
Inauguradas com apenas uma semana de diferença, as árvores de Natal de Botafogo e da Lagoa transformaram a paisagem da cidade do Rio com espetáculos diários de luzes de LED, cores variadas e efeitos visuais. A estreante em Botafogo tem 80 metros de altura e mais de 2,3 milhões de luzes de LED. Já a tradicional árvore da Lagoa, um pouco menor, mede 60 metros e conta com cerca de 30 quilômetros de mangueiras de LED e neon flex — uma diferença pequena diante do tamanho do espírito natalino carioca.
Juntas, as duas estruturas podem atrair quase dois milhões de visitantes em pouco mais de um mês de exibição nos bairros de Botafogo e da Lagoa. A estimativa é das organizadoras e operadoras das árvores, que neste ano entregam mais do que atrações visuais: criam verdadeiros cenários de convivência e celebração ao redor dos pontos onde estão instaladas.
Nos dois bairros, a programação de fim de semana inclui eventos e apresentações musicais gratuitas, com as árvores iluminando a paisagem. Em Botafogo, um palco foi montado na areia da praia para a realização de shows abertos ao público. O local também abriga um polo gastronômico, com diversas opções de alimentação.

Na Lagoa, o espaço do cinema Lagoon recebe atividades gratuitas para adultos e crianças até o dia 28 de dezembro. Já o Parque do Cantagalo ganhou a Casa do Papai Noel e um mirante que oferece uma vista privilegiada da árvore instalada na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Artistas como Pretinho da Serrinha, Belo e Diogo Nogueira já se apresentaram nas proximidades das duas árvores de Natal. A programação da árvore de Botafogo pode ser consultada no perfil Natal do Rio. Já os ingressos para as atividades no Lagoon relacionadas à árvore da Lagoa estão disponíveis no site GoDream.

