O dia 1º de abril, conhecido como o Dia da Mentira, para o carioca, é apenas uma terça-feira comum. Na verdade, no Rio, o dia pode até ser do “caô” ou do “migué”. E a diferença é sutil, mas fundamental: não se trata apenas de enganar, e sim de contar uma boa história, usando de toda a malandragem verbal e passeando entre a realidade e a ficção.
Mas, afinal, o que significam essas gírias tão enraizadas no vocabulário da cidade? O caô é o mais emblemático. É aquela história que desafia a credibilidade, mas às vezes é tão bem contada que dá vontade de acreditar. O migué, por sua vez, é o caô com um objetivo específico: escapar de uma situação desconfortável. Para tanto, é preciso ter desenrolo, ou seja, a habilidade de usar todos esses recursos para resolver o problema da vez.
A língua falada é moldada pelo contexto social, especialmente em um lugar como o Rio de Janeiro, onde a fluidez das interações exige jogo de cintura e criatividade. Segundo a obra do linguista Ataliba T. de Castilho, a forma como os cariocas se comunicam reflete a vivacidade da cidade, marcada por um cotidiano dinâmico e, por vezes, imprevisível.
Já para Antenor Nascentes, na obra “O linguajar carioca” (1953), as gírias são um reflexo de uma cultura irreverente e cheia de malandragem. Segundo ele, o uso dessas expressões tem a ver com a maneira como o carioca se adapta às situações da vida, sempre buscando uma forma criativa e engenhosa de experimentar a cidade.
No fim das contas, o importante não é o fato em si, mas como ele é contado. E assim, entre um papo furado e um desenrolo bem dado, o carioca segue reinventando a realidade à sua maneira. Na prática, isso significa que, se um carioca disser “tô chegando”, é melhor se preparar para esperar… Tem grandes chances de ser caô.
Por que 1º de abril é considerado o Dia da Mentira?
Além do Brasil, o dia 1º de abril é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos em muitos países. A tradição nasceu na Europa, ainda no século XVI, e é uma oportunidade para brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos.
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Na Itália e na França, a data é chamada de Peixe de Abril (Pesce d’Aprile, em italiano, e Poisson d’Avril, em francês). Já no Brasil, a comemoração foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril.
Com Agência Brasil.