Esta sexta-feira, 14 de fevereiro, é toda do Belo. O cantor receberá uma homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj): a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa, por seus serviços prestados à música e à cultura no estado.
Após a solenidade, Belo ainda dará uma “canja” aos fãs, cantando músicas de seu repertório de sucesso na área localizada atrás do Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj. No repertório, são esperadas canções de pagode romântico como “Derê”, “Farol das Estrelas”, “Pra Ver o Sol Brilhar”, “Defeito Meu”, entre outras.
Além de Belo, serão homenageados o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, em reconhecimento à sua atuação nas causas sociais; e o apresentador David Brazil. A iniciativa das homenagens veio do próprio presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União). A cerimônia de premiação acontece às 18h.
Trajetória dos homenageados
Marcelo Pires Vieira, conhecido como Belo, iniciou sua carreira como cavaquinista e ganhou notoriedade como vocalista do grupo Soweto, na década de 1990. O cantor, que seguiu carreira solo a partir de 2000, é um dos principais nomes do samba e pagode, sendo dono de uma extensa discografia, muito conhecida do grande público.
Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé, presidente global da CUFA, é nascido na favela das Quadras, em Fortaleza. Ele é reconhecido por seu trabalho social e inclusivo, especialmente na luta contra o racismo e a desigualdade no Brasil.
Francisco David dos Santos, conhecido como David Brazil, é um dos mais destacados influenciadores do país, já tendo atuado como repórter, apresentador, ator, promotor de eventos e radialista.