Na tarde desta quinta-feira (27), os deputados estaduais Filippe Poubel (PL) e Rodrigo Amorim (PL) e os vereadores Poubel (PL) e Rogério Amorim (PL) realizaram uma fiscalização na Urca, nas imediações do Pão de Açúcar. O objetivo da ação foi coibir a atuação de flanelinhas no entorno do ponto turístico.
Três homens que atuavam cobrando por vagas de estacionamento de forma irregular foram levados para a 10ª DP, em Botafogo. Nenhum dos carros fiscalizados e estacionados no local possuíam talão recolhido, que comprova a atuação de guardadores de carro legalizados na cidade.

Os deputados e vereadores vêm recebendo constantemente denúncias de cobrança irregular por parte de flanelinhas em diversas áreas do Rio de Janeiro.
Prefeitura aprova plano para “acabar” com ação de flanelinhas no Rio
A Prefeitura do Rio também atua para coibir a ação de flanelinhas na cidade. Na quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou, no Diário Oficial , a lei que implementa o novo sistema de cobrança de estacionamento rotativo no Rio. O “Área Azul Digital” prevê que motoristas possam pagar as tarifas por meio de aplicativo, pix e cartões — o que pretende “dar fim” à atuação irregular de flanelinhas nas ruas da capital.
A lei proíbe qualquer cobrança pelo uso de vagas de estacionamento rotativo em vias públicas feita por pessoas não autorizadas pela Prefeitura do Rio. Ao invés disso, a cobrança aos condutores passa a ser feita através de parquímetros eletrônicos, pontos de venda autorizados e guardadores credenciados. O projeto tem autoria do vereador Marcelo Diniz (PSD) e foi aprovado na Câmara do Rio em outubro.

