A contenda entre alguns deputados da Assembleia Legislativa (Alerj) e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) parece não ter fim. Marcelo Dino (União) acusou o órgão de, novamente, boicotar uma fiscalização que fez junto com Giovani Ratinho (SDD). Situação semelhante já havia acontecido em junho deste ano.
Na última terça-feira (12), os parlamentares estiveram em Queimados, na Baixada. Segundo Dino e Ratinho, foram constataram ônibus da empresa Fazeni com pneu careca, IPVA vencido desde 2018, sem selo de vistoria do Detro, sem ar-condicionado e falta de acessibilidade. Eles afirmaram que o Detran também não compareceu à ação.
Dino recordou que Detran e Detro, cinco meses atrás, já tinham faltado a uma fiscalização realizada em Duque de Caxias, também na Baixada, mesmo tendo sido solicitados pelos deputados. O parlamentar ainda se manifestou novamente em defesa de indicação legislativa, em tramitação na Alerj, pedindo a extinção do Detro.
“Na época o presidente do Detro, Leonardo de Lima Matias, respondeu, por ofício, que não poderia participar da vistoria da comissão em função do sigilo que demanda as ações do órgão, bem como sua autonomia de suas atividades. Não é à toa que defendemos a extinção do Detro”, afirmou Marcelo Dino.