O deputado Alexandre Knoploch (PL), que presidiu a CPI do Incêndio no Ninho do Urubu na Assembleia Legislativa (Alerj), quer criar uma nova comissão para apurar possíveis falhas no combate ao fogo e nos procedimentos de retirada de pessoas durante o incêndio no Shopping Tijuca, na Zona Norte da capital.
Morador da Tijuca, Knoploch deve protocolar o pedido de CPI assim que terminar o recesso legislativo. A proposta prevê a convocação de gestores do shopping, responsáveis técnicos e testemunhas para prestar esclarecimentos na Alerj.
Segundo o parlamentar, a comissão pretende verificar se protocolos de segurança foram seguidos.
“Durante a CPI de 2022, nós alertamos sobre riscos em grandes estabelecimentos comerciais. Esses alertas não podem ser ignorados”, afirmou.
Alerj já enviou ofícios para os responsáveis pela administração do Shopping Tijuca
Caso a CPI seja instalada, os depoimentos colhidos poderão ser encaminhados a órgãos como o Ministério Público e delegacias especializadas. A comissão também deve realizar vistorias no local do incêndio, que permanece interditado, para avaliar as circunstâncias do ocorrido.
Ainda de acordo com Knoploch, mesmo antes do retorno das atividades legislativas, ofícios já foram enviados à administração do shopping e às autoridades competentes solicitando informações sobre o episódio.

