Após entrar na Justiça para ser demitido do cargo de subsecretário do Gabinete do governador Cláudio Castro (PL), o advogado Victor Travancas decidiu ficar. E está desenvolvendo um projeto para criar o “Código de Compliance interno do estado”.
A ideia do incendiário é começar com três consultas públicas para receber sugestões e promover debates. A primeira seria com os servidores. Depois, ouviria órgãos de imprensa com, segundo ele, “experiência nas denúncias”. Por último, a população.
Como de se esperar, Travancas é “sincerão” ao justificar a proposta: “A ideia é iniciar um amplo debate, tendo em vista que somos o único estado da federação que teve os quatro últimos governadores presos”, dispara.
Denúncias
No carnaval, Travancas fez estardalhaço sobre a liberação da Passarela do Samba pelo secretário de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro. Denunciou dezenas de irregularidades na Marquês de Sapucaí e disse estar diante de um caso de irresponsabilidade comparável ao da Boate Kiss.
Já entrou com ações na Justiça (e divulgou amplamente as acusações) para questionar gastos e patrocínios do governo do qual faz parte — como nos camarotes do carnaval e no show da cantora Madonna. Arrola nos processos, como testemunhas, secretários de estado. Diz que pretende ir à Polícia Federal depor contra os malfeitos que testemunhou e apurou nestes tempos no governo.
Recentemente, disse que iria à Justiça para travar o estádio do Flamengo no Gasômetro, mas voltou atrás diante da repercussão.
Agora, é esperar para ver se o “Código de Compliance interno do estado” vai ganhar corpo.