Em meio a uma baixa adesão, o Rio de Janeiro começou a vacinar adolescentes de 12 anos contra a dengue. O imunizante já estava disponível para as crianças de 10 e 11 anos. As demais idades serão anunciadas nos próximos dias.
A vacinação das crianças não alcançou os números esperados. Na capital, das 140 mil crianças que já poderiam ter sido imunizadas, apenas 37 mil tomaram a dose – número que representa apenas 26% do público infantil.
A vacina é aplicada no esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, e está disponível nas 238 unidades de atenção primária do município.
A expectativa da cidade do Rio é imunizar, até o fim de março, 354 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela dengue.
Para receber a vacina, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento. O esquema vacinal é de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
A Secretaria Municipal de Súde reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.