A Defesa Civil Municipal interditou, nesta quarta-feira (15), o casarão e os imóveis atingidos pelo incêndio na Lapa, no Centro, na noite de terça-feira (14). Não há risco iminente de desabamento dos imóveis, porém há risco de queda de estruturas internas.
Os estabelecimentos Hotel para Solteiros, Boteco Sonho Lindo, Drogarias Max, Chaveiro e Óticas Gomes Freire seguem interditados. A Praça João Pessoa permanece isolada com fita, como medida de segurança.
De acordo com a avaliação técnica realizada nesta quarta-feira (15), houve desabamento do telhado do terceiro andar e o piso do segundo pavimento além da queda de estrutura sobre o Boteco Sonho Lindo e Chaveiro.
Após incêndio, proprietários devem fazer reformas necessárias
A Defesa Civil afirma que não há necessidade de demolição do casarão, mas orienta os proprietários nas reformas necessárias.
“Inicialmente não vai ser preciso demolir o prédio. Agora é com os proprietários. Eles devem tomar ações para diminuírem os riscos existentes; fazer o escoramento, a retirada dos escombros, porque ele foi todo consumido pelas chamas”, declarou o subsecretário da Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.
Até o início da tarde, o trecho da Rua Gomes Freire continuava fechado por causa das manobras dos veículos e das equipes que ainda atuam na região.
Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) foram acionados para tomarem as providências cabíveis.