Uma disputa por uma rua entre dois condomínios vizinhos em São Gonçalo terminou em confusão, intervenção policial, bloqueio do acesso e agora está sendo resolvida na Justiça. O episódio, digno de roteiro de faroeste, aconteceu na noite desta segunda-feira (30), na Estrada dos Menezes, em Alcântara, e envolve os residenciais Parque das Águas e Mar de Mangaratiba.
A via em questão é o único acesso direto aos dois condomínios.
De um lado, o Parque das Águas, mais antigo na cidade, afirma utilizar a rua há mais de uma década — principalmente como passagem e estacionamento. Do outro lado, o Mar de Mangaratiba, mais recente, sustenta que a via pertence ao residencial e afirma ainda que os vizinhos estacionam os carros de maneira irregular na rua.
Os dois lados da disputa
O conflito ganhou novos contornos nesta segunda-feira, quando, segundo relatos, a síndica do Mar de Mangaratiba teria parado o carro deliberadamente para impedir o acesso de veículos do condomínio vizinho, que logo ficaram indignados com a situação. Moradores do Parque das Águas também denunciam que ela estaria instalando barricadas para controlar o tráfego na via.
Por outro lado, os moradores do Mar de Mangaratiba continuam defendendo seu direito sobre o espaço e alegam que, na verdade, não foram instaladas barricadas, mas grades para organizar o trânsito e evitar estacionamentos irregulares na via. Eles denunciam que veículos estacionados de forma desordenada bloqueavam o acesso dos moradores ao condomínio.
Imagens gravadas por moradores mostram uma aglomeração no local, com gritos, confusão e a presença da Polícia Militar. Em meio ao tumulto, um agente da PM precisou intervir para conter os ânimos, e algumas pessoas foram conduzidas à 74ª DP (Alcântara).
Infelizmente essa matéria está errada, a síndica não atrapalhou a passagem deles para o condomínio e sim colocou uma cancela onde eles estavam parando (e atrapalhando os moradores do Mar de Mangaratiba), caso aconteça uma urgência, nenhuma ambulância consegue parar ali por conta dos carros parados. Está em contrato que a rua é do Mar de Mangaratiba.
Que matéria tendenciosa! Chega beirar o ridículo! Fake News! O PDA tem acesso direto à rua principal e pode fazer outras saídas para a mesma rua sem necessitar de servidão pelo terreno do Mar de Mangaratiba. Quem obstrui a rua direto com estacionamento desordeiro são os moradores do Parque das Águas que esquecem que o local onde eles usam e abusam não pertence a eles.