O governador Cláudio Castro (PL) recebeu uma chuva de críticas depois de divulgar vídeo mostrando as 38 novas viaturas descaracterizadas que serão usadas pelo serviço de inteligência da Polícia Militar. Mas indicar a marca dos carros “camuflados” — um Nissan Kicks Active —, e deixar os agentes mais vulneráveis a ação de criminosos, foi só uma das derrapadas do governo do estado.
Informações mais detalhadas dos veículos, como modelos, cores, placas e até números de Renavam, estão aberto ao público no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo, sem qualquer sigilo — como deveria ser neste caso.
Qualquer pessoa, inclusive bandidos, pode ver que a frota inclui 14 viaturas pretas, 12 prateadas (as do vídeo) e 12 brancas, todas fabricadas em 2024. O custo total foi de R$ 4,3 milhões (R$ 114 mil por veículo), e a Diretoria de Transporte da PM assinou o recebimento dos materiais em 20 de agosto.
Como informou a coluna Lauro Jardim, o sistema público exibe ainda dados sobre os motores, chassis e as placas das viaturas, além de fotos com as identificações aparentes. Mais claro impossível.
Possibilidade de sigilo
A transparência, neste caso, nem seria necessária. A Lei de Acesso à Informação (LAI) autoriza sigilo de documentos sensíveis que ponham em risco a segurança de instituições ou comprometam ações de inteligência.
Nem parece o mesmo governo do estado que tantas vezes coloca em sigilo informações que deveriam estar abertas, como as passagens áreas e viagens aos exterior. No entanto, escolheu dar visibilidade ao que deveria, sim, estar fechado para manter a segurança.
‘Inacreditável’
Diferentemente de postagens antigas, a equipe do governador nem precisou fazer ligações para ter engajamento neste post em questão. O vídeo que mostra os carros que “nem parecem viaturas” conta com mais de três mil comentários e dez mil curtidas.
“É muita imbecilidade mostrar os instrumentos que serão usados, traficante vai ver esses carros e dá tiro”, postou um internauta.
“Parabéns @claudiocastrorj acabou de entregar a informação para a criminalidade, matou o disfarce dos policiais”, ironizou outro.
“Mais gente tomando tiro de bobeira por divulgar informação erradamente”, critica um seguidor.
Não foram só os internautas que apontaram o deslize. Apoiadores do prefeito Eduardo Paes (PSD) aproveitaram para colar a falha ao candidato apadrinhado por Castro, o deputado federal Alexandre Ramagem. Secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, foi um dos que reproduziu o vídeo:
“Olha que coisa bizarra. O governador Cláudio Castro acaba de anunciar quais são as viaturas disfarçadas que serão utilizadas pelo serviço de inteligência da PM. Agora, toda a criminalidade do Rio sabe que o Nissan Kicks Prata vai ser utilizado (…). O governador, que é o padrinho político do Ramagem, está tão desesperado com os altos índices de segurança do nosso estado, e da região metropolitana, que comete bizarrices como essa”.