A Costa do Sol, na Região dos Lagos, será a primeira das 334 regiões turísticas do Brasil a sediar o Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, entre os dias 25 e 26 de setembro, em Búzios. A partir do evento, até hoje realizado apenas em capitais, os municípios terão canais diretos para obter recursos nas diversas áreas do Ministério do Turismo.
A novidade será anunciada nesta quarta-feira (22), em Macaé, na reunião que vai escolher os novos dirigentes do Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur), presidido por Marco Navega, que é candidato único à reeleição. A entidade reúne 13 municípios, de Maricá a Quissamã. À frente do seminário, estará a Secretária Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Cristiane Leal Sampaio.
“Esta escolha pela nossa região é o reconhecimento do Ministério do Turismo da importância da Costa do Sol no mapa turístico brasileiro. Na última classificação, concluída em dezembro passado, tivemos seis municípios elevados à categoria A do turismo do Brasil (Búzios, Cabo Frio, Macaé, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Saquarema). Até então, somente Búzios, Cabo Frio e Arraial estavam no topo da lista” explicou Marco Navega.
Segundo o presidente do Condetur, a escolha da Costa do Sol para sediar o evento, que trará os principais dirigentes do Ministério do Turismo, é histórica. E pode abrir a possibilidade de os municípios pedirem diretamente recursos federais para investimentos em infraestrutura turística, sinalização, formação de mão-de-obra e patrocínio para eventos regionais que geram fluxo turístico e movimentam a economia, como encontros de motociclistas e competições esportivas intermunicipais.