Nesta segunda-feira (06), o Corpo de Bombeiros do Rio enviou mais 54 agentes para o Rio Grande do Sul, de forma a auxiliar nas buscas e resgate de vítimas das chuvas que devastaram o estado. O efetivo se soma aos outros 40 bombeiros que chegaram na região na sexta-feira (03), além dos 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core) da Secretária de Estado Polícia Civil do Rio que desebarcam no estado na tarde deste domingo (05).
O efetivo a caminho contará com 15 barcos, 5 pickups, dois caminhões, um ônibus e cerca de 200 materiais diversos de salvamento em desastres. A força-tarefa unirá profissionais da área da saúde, especialistas com atuação em soterramentos, desabamentos, enchentes e inundações, entre outros. Até agora, os bombeiros do Rio ajudaram no resgate de mais de 70 vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
Está previsto também o envio de uma equipe multidisciplinar da perícia técnico-científica para auxiliar no serviço de identificação — protocolo DVI da instituição, que na tradução livre significa Identificação de Vítimas de Desastres.
Neste domingo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 78 mortes decorrentes dos temporais. Outras 105 pessoas estão desaparecidos e 175 feridas. Mais de 134 mil estão fora de casa, 115,8 mil desalojadas e 18,4 mil em abrigos. Ao todo, 341 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, o que afetou 844 mil pessoas.