ATUALIZAÇÃO às 20h, com a declaração do deputado Fred Pacheco.
Após decisão do ministro Kassio Nunes Marques (TSE) de validar os quase 14 mil votos de Danielzinho (PSDB), Comte Bittencourt (Cidadania) pode ser considerado eleito com seus 39.986 votos e assumir a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Com isso, Fred Pacheco (PMN) perde sua vaga por causa da mudança no quociente eleitoral – número que precisa ser atingido pelos partidos ou coligações para garantir a eleição de um candidato. Neste caso, a vitória é da Federação PSDB-Cidadania, dois partidos que não tinham eleito um deputado sequer nas últimas eleições.
Danielzinho havia tido sua candidatura indeferida em 2022. De lá para cá, o parlamentar tentava recorrer da decisão. Seu mandato como vereador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, havia sido cassado em 2021 por seus colegas da Câmara, o que o impedia de ser candidato. Posteriormente, a cassação foi anulada pelo Poder Judiciário.
Fred Pacheco afirmou que se trata de decisão monocrática, cabe recurso e vai aguardar votação em plenário.
“Seguimos fazendo o que sabemos de melhor, trabalhando pelas pessoas”, declarou o deputado, reafirmando seu compromisso com a defesa dos interesses da população.
Pacheco ressaltou a importância de seguir os trâmites legais para garantir a justiça e a transparência no processo, sem deixar claro quais serão os próximos passos em relação a essa decisão.
Comte é um grande aliado do prefeito Eduardo Paes (PSD) e foi seu candidato a vice-governador em 2018, já Fred Pacheco é irmão do conselheiro Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Márcio Pacheco, que foi líder do governo do governador Claudio Castro (PL) na Alerj na legislatura passada.
Com informações do Diário do Rio