A Secretaria municipal de Habitação do Rio vai construir a primeira praça musical do município no Complexo do Alemão, por meio do programa Morar Carioca. A proposta é fortalecer a identidade territorial, valorizar as referências sonoras da comunidade e promover um “urbanismo sensível” com foco em arte, educação e infraestrutura.
O projeto, batizado de Praça Paisagem Sonora, será implantado no Morro do Adeus e tem como objetivo promover a cultura periférica a partir da musicalização. A praça será voltada a moradores de todas as idades, incentivando a interação com a música e a multiplicação do conhecimento.
Sobre o projeto
O espaço será construído em formato de asa-delta e dividido em três ambientes, chamados de “ilhas”: Harmônica e Melódica, Sensorial e Rítmica. O trajeto sonoro contará com piso tátil, materiais em braile, rampas de acesso, parapeitos de segurança e outros recursos de acessibilidade e sustentabilidade.
Com design inclusivo, a praça vai oferecer instrumentos como:
- Amarelinha sonora, com pintura acessível para pessoas com baixa visão e rampa de acesso;
- Tambor de tronco;
- Cobra sem fio, um telefone sem fio em formato de cobra;
- Circuito sensorial;
- Tubos de vento, instrumentos de sopro que transmitem som com a passagem do vento.
Para o secretário municipal de Habitação, Diego Zeidan, a iniciativa representa mais do que a criação de um espaço de convivência.
“Os espaços são importantes para o aprendizado e para a inclusão. Não é só a comunidade do Morro do Adeus que ganha. Todo o Complexo do Alemão vai poder aproveitar os benefícios da acessibilidade e de um novo estilo de cultura, com igualdade, respeito e bem-estar”, destacou.